Bem-aventurado o que acredita!
21 de dezembro de 2023“Sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus”
23 de dezembro de 202322 de dezembro, Sexta-feira da 3ª semana do advento.
Inicie esta leitura orante fazendo silêncio. Respire fundo, aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza e abra seus olhos para enxergar o que Deus hoje te fala.
Leia Lc 1,46-56
Leitura: o que o texto diz?
Maria nesta passagem proclama efusivamente “Deus é meu salvador”! Lembremos que o nome Jesus significa “Deus salva” e que no momento dessa afirmação, ela louva a Deus porque toda a salvação esperada já se cumpriu: o Messias está encarnado, nascerá, isso é certo e é grande! Maria corajosamente proclama o Evangelho que é o próprio Jesus porque é plena da graça de Deus e sabe que o tempo dessa mesma graça é chegado. Ela recorda todas as promessas feitas por Deus, desde Abraão, pois confiava no seu cumprimento.
Meditação: o que o texto me diz?
Como podemos nos encher da alegria que tomou conta da Virgem Maria nesse episódio? Como nos encher de tão grande júbilo nesse Natal? Podemos notar que essa alegria não é deslocada do contexto em que vivemos: a alegria do nascimento do Cristo está presente na alegria da exaltação do pobre e do sofredor. Não é uma alegria que se vivencia sozinho, mas plenamente realizada na comunidade dos filhos de Deus, que se une para receber o menino Jesus que vem.
Oração: o que o texto me faz dizer?
O que o Espírito Santo me inspira a louvar a Deus? Temos motivos para dizer que Deus é grande na minha vida? O Magnificat é o canto de amor que Maria proclama a Deus e que todo dia é felizmente rezado na liturgia das horas. É um exemplo de oração, modelo para todos os cristãos, que se rezado com fé, faz brotar um imenso sentimento de louvor e glória ao nosso Deus que tanto fez por nós, seus filhos.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus é santo! Sua santidade se manifesta em nós e na nossa própria santificação. Vamos imaginar aquela cena, quão feliz estava a Virgem Maria, não somente por ser a escolhida de Deus para trazer ao mundo o autor da vida, mas porque entende que verá a salvação de vem de Deus (Sl 49,23). Ele quer salvar a todos, por isso vem a nós na nossa história.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Estamos nos aproximando do fim do Advento. Aos poucos a expectativa vai aumentando até explodir de alegria na noite santa do nascimento do menino Deus. O que podemos fazer para que essa alegria não seja individual, mas vivida em comunidade? Além da ceia de natal, que alimento espiritual precisamos vivenciar nas nossas famílias para que essa festa bonita possa ser plenamente vivenciada?
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará