Vinde a mim todos vós…
16 de junho de 2023Muito trabalho porque poucos trabalham”
18 de junho de 202317 de junho de 2023, sábado, memória do Imaculado Coração de Maria
Busque um lugar tranquilo que ajude a se concentrar. Escolha uma boa posição corporal. Faça silêncio interior e exterior.
Respire lentamente.
Tome consciência de que está na presença de Deus. Faça o sinal da Cruz. Peça o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.
Evangelho: Lc 2,41-51
Leitura: O que o texto diz?
Somos chamados a viver com o Senhor, jamais nos afastarmos dele. A maneira de nos encontrarmos com ele é a fidelidade e a obediência à Sua Palavra. Até Jesus nos ensina o caminho da obediência como resposta atenta aos sinais de Deus, como é a família. No Tempo Comum que vivemos, temos a oportunidade de aprofundarmos nossa caminhada de fé pelo testemunho da Palavra que nos acompanha.
Meditação: O que o texto me diz?
“Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas”, nos lembra o evangelho. Maria nos ensina a meditar a Palavra de Deus em nosso coração. Sê atento à voz do Pai. Experimente a companhia do Filho e não te deixes entregar ao desespero da angústia. Acolha a suavidade do Espírito que te faz permanecer nos caminhos de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre tua fidelidade ao caminho dele. Peça a graça da obediência que traz a humildade de conformar tuas vontades à vontade de Deus que sempre quer o nosso bem. Termina este momento pedindo a graça de ter um coração imaculado como o de Maria, que na dor de ter seu filho perdido, encontrou a paz ao guardar dentro de si todas as coisas do seu Filho.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Silencia teu coração para acolheres dentro de ti os fatos da vida e dar sentido a eles com o olhar da fé que transforma todas as coisas em Deus. Tens a capacidade de ouvir obediente a voz de Deus? Tens a capacidade de procurar o Senhor em tuas angústias? Reconheces a necessidade de permanecer na Palavra de Deus para nunca te sentires só? Maria está conosco para aprendermos do seu Imaculado Coração o que Deus espera de nós.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Quando te desviares do caminho, e te afastares da presença de Deus, faça como Maria e José: procure Jesus como o sentido da tua vida, para que o desejo da tua alma seja estar perto de Deus.
Equipe do Lectionautas.