Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água
11 de junho de 2021Lançar as sementes do Reino
13 de junho de 2021Sábado, 12 de junho de 2021.
Imaculado Coração de Maria.
Lc 2, 41-51 – Sua mãe conservava no coração todas estas coisas.
- Leitura: O que o texto diz?
Maria e José, fiéis à lei do Senhor, iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Pascoa. Aos 12 anos de idade, Jesus peregrinou com eles. No entanto, no retorno para casa, Jesus permaneceu em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Então Maria e José se depararam com a dura realidade da perda. A angústia afligiu os seus corações e eles começaram a procurar o Menino. Depois de três dias, retornando a Jerusalém, encontraram Jesus no Templo, falando com os mestres da Lei. Maria questionou seu filho sobre sua atitude e Ele respondeu com uma pergunta incompreensível naquele momento: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? Depois disso Jesus voltou com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente, enquanto Maria conservava todas essas coisas em seu coração.
- Meditação: O que o texto me diz?
Assim como a Sagrada Família, nossas famílias também passam por momentos difíceis, de perda e angústia, especialmente nesses tempos de pandemia. Estamos sendo envolvidos por muitas ameaças, medo e tribulações. Esse é o momento de pararmos nossa caminhada e retornarmos para buscar Jesus, assim como fizeram Maria e José. Só Ele pode nos devolver o amor, a fé e a esperança. Como discípulos missionários não podemos nos deixar levar pelo desânimo e pelo desespero. Temos que agir e seguir em busca de Jesus, o único que pode nos trazer a paz e encher nossos corações de entusiasmo e força, para superar todos os desafios. A experiência de perda, da dor e da angústia nos remete à cruz do Senhor, no entanto ela não é o fim. Depois da cruz vem a ressurreição, a oportunidade do alegre reencontro com o Senhor e do reavivamento da fé e da esperança.
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, a Palavra que estamos meditando nos faz entender que Maria é uma excelente companheira no caminho daqueles que querem te encontrar. O Coração Imaculado dela é a expressão de uma ternura e um amor imenso, tanto para Contigo, quanto para com cada um de nós, seus discípulos, entregues a ela aos pés da cruz. Ensina-nos a olhar para o Coração Imaculado de Maria e aprender a fazer como ela, encher nossos corações com tudo que aprendemos de Ti. Que assim como Maria, cujo coração é memória viva do Evangelho, sejamos também portadores do tesouro da Tua Palavra e saibamos comunicá-la a outros.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor nos faz contemplar o Coração Imaculado de Maria para aprender a lição da confiança filial com aquela que, mesmo sem compreender todo o mistério que envolvia a vida de Jesus, perseverou em sua caminhada de fé, guardando no coração todas as experiências vividas ao lado Dele. Que esse Coração Imaculado nos inspire sempre e que saibamos buscar em Maria a companheira fiel na busca por encontrar Jesus.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
A partir dessa Palavra somos impulsionados a nos unirmos a Maria e guardar a Palavra de Deus no coração, louvando-O por todas as maravilhas que Ele faz diariamente em nosso favor:
A minha alma engrandece ao Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam;
demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos;
derrubou os poderosos de seus tronos*
e os humildes exaltou;
De bens saciou os famintos,
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
(Lc 1, 46-55)
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.