“Sua misericórdia se estende a todos os que o temem”
22 de dezembro de 2023“Porque para Deus, nada é impossível”
24 de dezembro de 202323 de dezembro de 2023, Sábado da 3ª semana do advento.
Silencie. Procure um lugar confortável. Aquiete se coração.
Peça ao Espírito Santo que te ajude a viver este tempo precioso e que a Palavra de Deus te ajude a louvar o Senhor.
Leia Lc 1,57-66
Leitura: o que o texto diz?
O nascimento de João é um relato bonito de alegria e de profetismo, desde a mais tenra idade desse menino. Isabel e Zacarias, ainda mudo, se alegram com a vinda de seu filho, sinal de bênção já para a sua família. Toda a comunidade festeja com eles por isso, mas não perceberam ainda que Deus tinha planos maiores para ele. Ao dar o nome de João, quebrando com a tradição de nomear com o nome de alguém da família, Zacarias anuncia que o menino veio para algo novo: ele é a voz que anuncia que o novo tempo vai chegar e isso merece louvor!
Meditação: o que o texto me diz?
Zacarias, privado da capacidade de falar, continua sendo um grande anunciador, como João mais tarde se torna. Os relatos da infância de Jesus mostram que mais que palavras, o Reino de Deus é instaurado por ações. É na prática do amor e do anúncio que podemos plantar as sementes pelos corações, chamando à conversão e à novidade que Jesus traz para o nosso meio. Como eu posso fazer que essa realidade seja conhecida na minha vida?
Oração: o que o texto me faz dizer?
A oração de louvor e de júbilo foi o tom dessa semana na liturgia. Quem recebe a novidade de que Jesus está chegando não consegue se conter, é chamado logo a anunciar, viver a feliz expectativa do novo. Que nós possamos do fundo do coração viver essa alegria maravilhosa agradecendo a Deus por tanto que ele faz em nosso favor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Deus fala em nós! Que nós possamos nos imaginar diante da cena tremenda que foi quando Zacarias abriu seus lábios para louvar o Senhor. No silêncio da nossa oração, que possamos sentir a presença de Deus correr através de nós como um rio que não para, indo desaguar na esperança da ressurreição anunciada por Jesus. Ele, que tomou a nossa condição humana, eleva a nós para si.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Esse ano passamos por um curto advento. O que podemos levar das coisas que aprendemos dele? Façamos uma avaliação sobre como preparamos o nosso coração para a chegada do menino Deus. Possamos também refletir com carinho sobre o que precisamos melhorar no hoje para celebrarmos bem as festas natalinas!
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará