O sinal do verdadeiro profeta!
16 de abril de 2021Vós sereis testemunhas de tudo isso!
18 de abril de 202117/04/21 (Sábado da 2ª semana da Páscoa): Jo 6,16-21 – “Sou eu. Não tenhas medo!”
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalmemos o coração e, em clima de silêncio, iniciemos a leitura de Jo 6,16-21. Imagine-se na cena. Vá ao encontro dos discípulos no mar e entre no barco rumo à Cafarnaum. Você nota a ausência de Jesus. Por que não está também no barco? Vocês vão se distanciando da margem. Sopra um vento forte e o mar começa a se agitar. Sinta a apreensão dos discípulos. De repente, avistam Jesus caminhando sobre as águas e se aproximando da barca. Ficam com medo porque pensam ser um fantasma. Mas Jesus diz: “Sou Eu, não tenhas medo”. Eles parecem se acalmar e acolhem Jesus na barca. A viagem logo chegou ao fim pois chegaram a outra margem.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Jo 6,16-21, procure perceber o que mais inquietou seu coração. O que você sentiu se deparando com vento forte e a agitação do mar? Quais são as situações em sua vida que soam como esse vento forte e esse mar agitado que muitas vezes quer roubar sua paz? Quais medos impedem de você enfrentar sua jornada? Veja Jesus nessa turbulência e ouça Ele dizer: “Sou Eu, não tenhas medo”. Permita essa frase chegar ao seu coração.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que a Palavra vai inquietando seu coração, você experimenta a ação do Senhor em sua vida. Fale para o Senhor sobre todas as agitações de sua vida. Dos “ventos fortes” que querem derrubar você. Já que Ele se faz presente e diz para que você não tenha medo, confie e peça coragem para enfrentar os vários desafios. Você não está só. Outros discípulos estão no mesmo barco. Acolha o Mestre e permita que Ele também faça parte do barco de sua vida. Juntos chegarão à outra margem e continuarão a missão.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus surpreende você e os discípulos. Quando tudo parece perdido, sua voz alma a tempestade e o mar, símbolo de tormenta para os povos antigos. Permita que a frase “Sou Eu, não tenhas medo!” provoque em você uma profunda contemplação. Sinta a paz que ela te proporciona. Ela faz você ter a certeza de que o Senhor está junto em sua caminhada.
- Ação: O que o texto me faz agir?
Todos estamos no mesmo barco. Em meio aos tempos tão desafiantes que enfrentamos nos deparamos com ventos fortes e agitação constante do mar. É preciso ajudar uns aos outros para que o barco não afunde nem ninguém pule fora dele. Quais pessoas precisam também ouvir “não tenhas medo” de Jesus, tendo você como instrumento? Que palavras de consolo ou gestos de solidariedade podem concretizar uma autêntica ajuda ao próximo?
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).