É preciso participar para que o milagre aconteça…
21 de abril de 2023“…E passou a lhes explicar as Escrituras”.
23 de abril de 20232ª SEMANA DA PÁSCOA
Sábado – 22/04/23
Jo 6,16-21– “Sou eu. Não tenhais medo”
Leitura: O que o texto diz?
Após a multiplicação dos pães, Jesus foi orar no monte e ao final da tarde, os discípulos entram no barco para voltarem a Cafarnaum no outro lado do mar. Jesus não estava com eles. Já estava escuro, soprava um vento forte e o mar estava agitado. Eles remaram muito, já estavam distantes, quando viram Jesus caminhando sobre as águas , vindo ao encontro deles e tiveram medo. Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. Quiseram que Jesus entrasse na barca, mas chegaram então à margem do outro lado.
Meditação: O que o texto me diz?
Quantas coisas um texto tão pequeno é capaz de nos dizer. Os discípulos partiram em missão, saíram mesmo diante dos desafios, que eram muitos: escuridão, vento forte, mar agitado e ainda o medo. O fato de Jesus não estar com eles, gerou muitas incertezas e inseguranças, haviam deixado Jesus no outro lado. Mas, Jesus sempre vem ao nosso encontro, jamais nos deixa sós e, às vezes, estamos tão inseguros que não somos capazes de reconhece-Lo. Ele é o Senhor e está acima de todas as incertezas e desafios de nossa missão, por isto anda sobre “as águas” e nos conhecendo, profundamente, se revela “Sou eu, não tenham medo”. Com Ele tudo é seguro, não o deixemos para trás.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Senhor, que jamais entremos no barco sem a Tua presença. O mundo nos oferece desafios demais e somente Tu é a calmaria de nossos corações, mesmo que a tempestade insista em nos rodear. A Tua presença nos enche de coragem e nos fortalece para a missão. Escuridão, vento forte e mar agitado são situações que fazem parte da vida humana, mas a Tua presença estabiliza nosso barco e nos encoraja a seguir firmes no mar da vida e a chegar firme na outra margem, onde tantos precisam de nós.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar: por que deixar Jesus na outra margem? Já sabemos quem Ele é, já sabemos que não podemos seguir sem Ele, já sabemos que com Ele as agitações do mar e a violência do vento não podem nos desestabilizar, já sabemos que Ele é a nossa certeza, nossa coragem e que não dá mais pra voltar. Precisamos seguir em frente em nossa missão, porque o barco precisa atravessar. Evangelizar é preciso! O texto nos dá a certeza que com Ele nada, nada poderá nos trazer medo, afinal É ELE quem vem sempre ao nosso encontro.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Não deixar Jesus na outra margem, jamais. Precisamos entender que sem Jesus não somos nada. A nossa certeza, nossa coragem, nossa determinação, nossa vontade de seguir fazendo a diferença nos lugares por onde passamos, está na presença fiel e constante Dele. Precisamos estar vigilantes em relação a presença Dele, o que depende somente de nós. Tudo o que fizermos é por causa Dele e de sua presença conosco. Por isto rezemos sempre “Ficai conosco, Senhor!”
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG