Lucas 12, 1-7 – Afastemos nosso coração de toda hipocrisia
16 de outubro de 201529º Domingo do Tempo Comum – Ano B
17 de outubro de 2015
Leitura: Lucas 12, 8-12
Jesus disse ainda:
— Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele.
— Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
— Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.
Oração: Sou de Deus. Confio no Espírito.
Vivemos no mundo e como cidadãos do mundo, estamos a todo o momento tendo que nos relacionar com pessoas, lugares, ambientes, buscando conhecer e se dar a conhecer.
Quem somos? De onde viemos? Qual o seu nome? Sua idade? É casado? Solteiro? Onde mora? Quem são os seus pais? O que gosta de fazer? E por aí vai. Esta história me fez lembrar de uma famosa dinâmica de grupo que fazíamos sempre no início dos cursos de Crisma com os jovens iniciantes: “Quem sou Eu?” E que também é utilizado em algumas entrevistas de emprego. Quem você é? Todos nós já refletimos esta pergunta em algum momento das nossas vidas. Em contextos e situações bem diferentes. Mas talvez sem dar a ela a profundidade devida. Bem, nunca é tarde. Podemos fazer isto agora, à luz do evangelho e com a presença do Espírito Santo. Sei que poderíamos demorar horas nesta pergunta, mas, pare, tente responde-la em 2 minutos.
Muito bem. Precisamos refletir sobre isto de vez em quando. Quem somos, de onde viemos, o que queremos, onde estamos, quais são os nossos sonhos, planos,… Mas hoje Jesus também quer nos fazer outra pergunta neste evangelho: “De quem somos”?
— Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele.
De quem somos? Somos de Deus? Agimos como filhos Dele? Vivemos uma vida de acordo com os Seus ensinamentos? Sendo exemplo para as outras pessoas? Transparecemos com a nossa vida Sua presença? Deixamos claro para as pessoas que Ele é o nosso Mestre, Pai e Criador?
Ser cristão é ser de Deus. É acreditar sem ressalvas Nele. É ser presença viva do Espírito Santo. Aquele que nos ilumina, guia e nos prepara para a missão.
É CONFIAR, se entregar, amar, se alegrar com as obras que realiza em nossa vida.
É saber que não somos nada sem Ele. E que com Ele, podemos TUDO.
Hoje é o dia de um grande santo. Santo Inácio de Antioquia. Sucessor de São Pedro, desde a infância conviveu com a primeira geração dos cristãos. Nele encontramos uma fé ardente, doação completa e amor singular a Cristo.
Como Bispo foi muito amado em Antioquia e no Oriente todo, pois sua santidade brilhava, tanto que o prenderam devido a sua liderança na religião cristã, durante o Império de Trajano, por volta do ano 107.
Ficou na memória dos cristãos de todos os tempos por causa das inusitadas expressões de amor dirigidas a Cristo e à Igreja, as quais se leem nas cartas escritas durante a viagem que, de Antioquia, devia levá-lo a Roma, para ser jogado às feras, sendo vítima ilustre da perseguição de Trajano.
Com a sua vida e entrega, podemos ver claramente o ser de Deus, revelado e assumido até às últimas consequências. A ação do Espírito Santo, que estava sempre contigo lhe dando força e perseverança em sua missão.
Peçamos a Deus está fé ardente de Santo Inácio em nossas vidas. E ao Espírito muita luz e força para desempenharmos o nosso papel de cristãos em nosso lar, nossas famílias, no nosso ambiente de trabalho, com os nossos amigos, levando mais amor e esperança a este mundo.
Landri Porto, Família Missionária Verbum Dei, Belo Horizonte.