Conservar-nos na verdadeira graça
25 de abril de 2018Como podemos saber o caminho? (Jo 14,1-6)
27 de abril de 2018LEITURA: JOÃO 13,16-20
Em verdade, em verdade lhes digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se vocês sabem estas coisas, bem-aventurados serão se as praticarem. Não falo a respeito de todos vocês, pois eu conheço aqueles que escolhi. Mas é para que se cumpra a Escritura: “Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.” Desde já lhes digo isso, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou. Em verdade, em verdade lhes digo: quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim; e quem recebe a mim recebe aquele que me enviou.
SONDA-ME
Para aqueles momentos em que estamos confusos, perdidos, sem muita noção de onde partimos e para onde vamos, com dúvidas sobre quem somos e o que estamos fazendo neste mundo, Jesus se faz Palavra: Eu conheço aqueles que escolhi. Percebemos com o amadurecer da vida que é muito difícil dizer seguramente ser conhecedor de alguém. Nem tão bem conhecemos nós mesmos. Mas Jesus conhece nosso próximo, assim também como nos conhece em minúcias, porque ele nos escolheu a todos. Todo aquele que quiser conhecer a vida do Cristo, para imitá-lo, é prontamente convocado por ele. Mesmo sabedor de nossas fraquezas e podridões, ele nos assume, por amor. Vê salvação em todos que o buscam. E é justamente isso que nos conforta nestes dias difíceis.
Rezamos hoje sabendo que Jesus nos conhece muito bem. Portanto, é sábio pedirmos que sua vontade sempre prevaleça. É prudente deixar que ele seja o pastor a nos conduzir nesta vida sem muita nitidez. Mas também é precioso querer que ele nos faça conhecedores de nós mesmos, porque assim ajustaremos nossa vida à vida dele. Saberemos dos sofrimentos engrandecedores. E teremos sempre em nossa mira a esperança da ressurreição, com vitória sobre a morte e o pecado.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139)
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG