“…nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”
1 de julho de 2023Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
3 de julho de 202302 de julho/2023, Domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo
Evangelho Mt 16,13-19
Leitura: O que o texto diz?
Jesus indaga aos discípulos sobre o que diziam sobre Ele, a resposta demonstra que não havia a compreensão de quem Ele era. Jesus quer ouvir também seus discípulos. Pedro responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Pedro é instrumento da revelação do Pai sobre a Jesus. Por isso, recebe a missão e a autoridade de conduzir a Igreja. Hoje, Jesus quer nos ouvir, quer saber quem é Ele para nós.
Meditação: O que o texto me diz?
Imagine que você está nesta cena descrita pelo evangelho de hoje. Perceba como essas palavras chegam ao seu coração. Aqui, como na Cesaréia de Felipe, Jesus está em um momento íntimo com você. Que tipo de provocação Jesus faz hoje? Quem eu digo hoje que é Jesus na minha vida? É um passo importante na fé saber se a imagem que tenho de Jesus é a expectativa do mundo ou se é uma profissão de fé autêntica no Messias, filho de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, que ajude você a conhecê-lo cada vez mais, e se deixar conduzir pelo Espírito de Deus, todos os dias da sua vida. Peça a graça de seguirmos Jesus com amor e continuamente crescermos na intimidade e sintonia com seu jeito de ser e agir.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de rezar e assumir a presença salvífica de Cristo em sua vida, é momento de silenciar. Relaxe, respire profundamente e devagar. Deixe sumir todas as imagens e fiquem do lado de fora todas as agitações, porque durante esse tempo, de encontro íntimo e pessoal, a Palavra de Deus abre espaço e faz morada na alma.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Sigamos o exemplo de Pedro e Paulo, que se deixaram descentralizar para que nossa identidade seja centrada em Jesus.
Equipe do Lectionautas.