“Quem te deu autoridade para fazer isso?”
3 de junho de 2023A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante…
5 de junho de 202304 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade.
Evangelho: Jo 3,16-18
Leitura: O que o texto diz?
É da essência da Trindade ser “amor em movimento”; por isso, onde há amor e caridade, aí está a Trindade; e só corações solidários são capazes de entrar no fluxo desse amor e adorar o Deus trinitário. A Trindade habita nosso ser mais profundo. Deus está dentro. Somos como que o sacrário que acolhe Deus e, por isso, podemos louvar, festejar, porque somos o templo de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Ao longo do percurso litúrgico, a Igreja quis, em sua sabedoria, reservar um dia especial para que dedicássemos a glorificar a Trindade Santa. E que, nesse dia nos voltássemos a ela, não a partir de nossas misérias, necessidades e petições, mas que dirigíssemos para esse Mistério o olhar de nossa admiração, gratuita e livremente, a fim de contemplar os segredos de sua beleza, bondade, amor…,
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
É configurando-nos ao Filho, no Espírito, que a oração nos faz glorificar o Pai. É abrindo-nos a uma atitude filial, no seguimento de Jesus, que nos tornamos templos do Espírito, para a alegria do Pai.
Coloque no coração da Trindade o seu coração, com suas dúvidas, seu medo de amar, seus sofrimentos, suas incertezas… Peça a Deus que em sua infinita bondade que acolha sua vida, com tudo que ela tem de belo e frágil. Agradeça a Deus pelo seu imenso amor por você.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Deus-Pai quer vir ao seu encontro por Amor. Deixe-se interpelar por esse Amor. Você já se sentiu ou sente-se amado por Deus? Experimente esse Amor, permita-se, aceite esse dom gratuito de Deus-Pai, receba de Jesus esse Amor.
Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Entre no fluxo do “amor trinitário”; deixe o Espírito clamar em seu interior: “Abba, Pai”. Seja “transparência da Trindade” nos relacionamentos com as pessoas na sua vida cotidiana. Que a contemplação do belo e do Santo faça brotar em nós a imagem de Deus que é Pai-Filho-Espírito. Amem!
Equipe do Lectionautas.