…imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
22 de janeiro de 2023“Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
24 de janeiro de 202323 de janeiro, 2ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Mc 3,22-30
Leitura: O que o texto diz
O texto de hoje, do evangelista Marcos, situa-se na parte desse evangelho em que o centro é a questão: quem é Jesus?. No texto Jesus dialoga com escribas, aqueles que eram especialistas nas Escrituras, e que eram tidos como os senhores de grande conhecimento. Eles tinham uma visão sobre as ações de Jesus. O Evangelho nos provoca e interpela a esperar em Deus contra toda a esperança, esperar não nas coisas, mas no Seu amor certo, mesmo quando os sentimentos e os fatos são contrários. Na verdade, este evangelho trata do “sim” ou do “não” que damos à Vida e ao Amor. Trata-se da abertura ou do fechamento do nosso coração.
Meditação: O que o texto me diz
A ação de Deus visa a integração do ser humano, sua unidade interna e comunhão consigo, com os outros e com a criação. Satanás age dividindo e gerando confusão. Jesus fazia gestos que reintegravam a vida plena das pessoas. E os doutores da lei não se abrem a estes sinais, não se deixam tocar pela recuperação da vida do outro, não se deixam mover pela compaixão a ponto de romper os próprios esquemas e interesses. Fecham-se neles, com interpretações que não revelam mais que o “não” ao Amor. Se “não” é a resposta, nem Deus pode fazer algo, porque não pode desdizer-se e retirar a liberdade dada, que caracteriza o ser humano.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor um coração sempre aberto a sua Palavra. Peça também a graça de viver no seu amor e dele ser sinal no meio do mundo, sobretudo nas pequeninas coisas do cotidiano.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Jesus diz: “tudo será perdoado”. Deus é amor e compaixão. Não condena. Sempre perdoa. O amor tudo integra. É preciso estar atento ao dom, ao amor.
Ação : O que posso fazer a partir do Evangelho
Como está seu coração na acolhida do dom do Amor? Ou você vem confundindo o mal com o bem? O que os sinais de Deus na sua vida e na dos outros fazem com você? Aonde te levam? Que o discernimento cotidiano nos ajude a discernir os sinais de Deus em nossa vida…
Equipe do Lectionautas