“Quem é o senhor que move tua vida?
22 de outubro de 2023“Estar cingido é estar disponível!”
24 de outubro de 202323 de outubro, segunda feira da 29ª Semana do Tempo Comum.
“A vida de um ser humano não consiste na abundância de seus bens”
Silencie seu coração para escutar o que Jesus diz.
Leia o Evangelho de Lc 12, 13-21
Leitura: O que o Texto diz?
Na narrativa do Evangelho de hoje Jesus nos adverte sobre a ganância e nos diz que não adianta acumular bens aqui na terra para nós mesmos, pois os bens nos são dados para serem partilhados e colocados a favor da vida e não para ser vivido de forma egoísta, sem nenhum sentimento de misericórdia para com os mais necessitados. Não adianta termos bens suficientes para uma vida confortável, quando muitos ao nosso lado não tem o mínimo para viver. Ser para Deus é viver a vida para servir, se doar e se entregar ao próximo. A vida perde o sentido quando se vive pela cobiça e pela ganância.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Leia novamente o texto na bíblia. O evangelista Lucas nos conduz, hoje, para uma reflexão sobre a ganância do acúmulo de bens que não nos leva à nada, pois não sabemos o dia de amanhã. Ele nos traz o ensinamento de Jesus que não só responde ao homem, mas dirige a todos, e em todos os tempos, prevenindo sobre a ganância. Jesus ensina é a prática da partilha e da solidariedade. Não se deve acumular tesouros para si mesmo, pois não se torna rico diante de Deus.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Elevemos nossa oração a Deus. O que pedir ou agradecer? Que o Senhor nos ajude a ter um olhar de caridade para nossos irmãos promovendo a prática da caridade e da partilha. Peça ao Senhor a graça da libertação do apego às coisas e que tefaça mais sensível às necessidades dos irmãos e irmãs para assim viver o caminho da solidariedade e da partilha.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Contemple a cena do evangelho. Um homem rico diante de uma grande colheita, pensa ainda em acumular mais, guardando-a. O que nos faz sentir sobre essa atitude, quando olhamos ao nosso redor e nos damos de cara com tamanha pobreza e fome? O que experimento nesse momento?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, aprendi com Jesus que não devemos acumular bens prensando só no meu bem-estar, mas precisamos estar atentos às realidades presentes para cuidar das pessoas, considerando todas as dimensões humana. Que compromisso posso assumir?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo