Edificados sobre a rocha (Mateus 16,13-19)
22 de fevereiro de 2017Uma só pessoa (Marcos 10,1-12)
24 de fevereiro de 2017Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.
Jesus continuou:
— Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.
— Pois todas as pessoas serão purificadas pelo fogo, assim como os sacrifícios são purificados pelo sal. O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.
Oração:
Querida trindade, obrigado por esse momento de oração, em que vossa é a inciativa. Vós dais o primeiro passo e abre os braços para o abraço de acolhida e de carinho. Espirito Santo, conduz essa oração por seus caminhos, fala-me eu quero te escutar…
A palavra nos fala hoje sobre pecado. E a primeira vista de maneira muito dura e que muitas vezes nos assusta. Me encanta como Jesus reconhece a vida verdadeira, sabe o que realmente é bom e eterno e é por isso que Ele fala com tanta certeza e autoridade sobre o que não gera vida. Como Ele sabe o que é bom, vive isso plenamente, Jesus é capaz de abrir mão de tudo que lhe afasta disso. Para nos ajudar a pensar nessa situação, imaginemos se somos acostumados a comer uma comida caseira, preparada com carinho pela mamãe, vovó… com produtos de qualidade com aquele tempero especial! E temos agora que nos alimentar todos os dias com uma comida industrializada, cheia de agrotóxicos, preparada por pessoas desconhecidas…
Por isso Jesus rejeita o pecado com tanta força, sendo capaz de ser tão duro. Para nós pode parecer até loucura… porque talvez ainda estejamos presos de mais as coisas que levam a morte e não temos experimentado a vida de forma plena como Ele, e não sabemos como pode ser bom.
Podemos nos perguntar como tem sido minha busca para viver o reino que o Senhor nos convida? Temos experimentado viver com alegria a vida que o Pai me deu?
Jesus fala também sobre ser sal. O sal pode nos remeter a duas coisas muito interessantes. A primeira é que ele dá sabor. Então somos chamados por ele dar sabor a vida das pessoas que Ele nos confiou. Podemos ser como o tempero inesquecível mamãe, da vovó… na vida dos outros. Podemos passar por elas e oferecer o que temos de melhor, a nossa luz, a nossa essência que é o próprio Cristo. E a outra função do sal é conservar. Assim como o sal conserva os alimentos, podemos também ajudar a conservar no nosso ciclo de convivência a paz, a esperança, a justiça e o amor que o Senhor nos deu como dons de vida eterna.
Maria mãezinha querida, nos ajude a experimentar a vida plena, para que como Jesus, felizes e plenamente satisfeitos com a vida que o Pai nos ofereceu, possamos abrir mão e repudiar tudo que nos leva a morte. Nos ensine também a dar sabor e conservar nos nossos irmãos os dons de vida eterna que nos foi confiado.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.