“Bem-aventurada aquela que acreditou“
22 de dezembro de 202423 de dezembro, 2ª feira, 4ª Semana do Advento.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 1,57-66
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho de hoje narra o nascimento de João. Deixe-se contagiar pelo clima de grande alegria pelo nascimento do filho de Isabel, uma mulher estéril e de idade avançada. Os vizinhos compartilham da sua alegria. O nome que o identificará é João, afirma Izabel.
Meditação: o que o texto me diz?
O nascimento de João é um acontecimento maravilhoso, inédito, a mãe é idosa, estéril, o nome é uma surpresa, o pai recupera a fala. São muitos os sinais que evidenciam a ação que é mesmo Deus quem realiza. João, o escolhido e que prepara os caminhos do Senhor. Seu nome evidencia sua missão de ser profeta, eleito por Deus, ele quem nos alerta, como lembra a música: “Abre coração e preparai vosso caminho com alegria, porque Jesus que vai chegar, é o Messias”
Oração: o que o texto me faz dizer?
Reze a experiência de ser chamada(o) por Deus pelo nome e para uma missão, aconchegue-se silenciosamente na palma da sua mão…
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O nome João traz sua missão. Penso em meu nome, qual o significado? Qual a minha missão? Que sentido e orientação de vida tenho experimentado? Tenho me deixado guiar pelo amor, pela mão de Deus?
’O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.”diz o evangelho. Zacarias, privado da capacidade de falar, continua sendo um grande anunciador, como João mais tarde se torna. Ao dar o nome de João, quebrando com a tradição de nomear com o nome de alguém da família, Zacarias anuncia que o menino veio para algo novo: ele é a voz que anuncia que o novo tempo vai chegar e isso merece louvor!
Equipe Lectionautas