Somos seres de travessia!
23 de junho de 2024A porta estreita…
25 de junho de 202424 de junho, Sábado, Solenidade da Natividade de São João Batista
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Lucas 1,57-66.80
Leitura: o que o texto diz?
O nascimento de João se dá num clima de intensa alegria. Isabel se alegra e com ela os vizinhos. É a alegria de haver nascido um menino de uma mãe que era estéril e de idade avançada. Esta alegria do coração se manifesta no louvor: o Senhor tem favorecido com grande misericórdia. O reconhecimento agradecido dos grandes feitos do Senhor proporciona alegria. Nisto consiste a verdadeira alegria: sentir que um grande mistério, o mistério do amor de Deus, nos visita e plenifica nossa existência pessoal e comunitária.
Meditação: o que o texto me diz?
A natividade de João é uma visibilização do mistério da misericórdia de Deus; é o mistério da missão que Deus tinha para ele. João é um nome muito especial. Nele são guardadas muitas e importantes lembranças. O nome João significa “Deus se mostrou misericordioso”. João proclamará com sua vida a misericórdia de Deus que se estende a todos os seus filhos, especialmente os pecadores: ele proclama o batismo de arrependimento dos pecados e conhece a Cristo, o Cordeiro de Deus. A vida de João Batista nos ensina a reconhecer que o Senhor sempre vem a nós, com sua infinita misericórdia.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Agradeça ao Senhor por ter seu nome gravado na palma de sua mão. Pede que Ele te ajude a ser verdadeiro a cada dia e a viver a missão que lhe confiou.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como reconhecer a misericórdia do Senhor que te envolve? De que forma você sente que Deus te escuta e está sempre a te surpreender? Em que medida você se sente aberto a que Deus comece em você uma nova história de amor?
Ação: o que posso fazer do texto?
“Seu nome será João”, diz o evangelho de hoje. Deus também sabe o nosso nome. O nome é referência reveladora da verdade da pessoa. É a porta de entrada de cada história particular. Ter recebido um nome de Deus significa tomar um lugar na história, uma missão a cumprir. Nosso nome secreto Deus o conhece. Lembre-se disso especialmente neste dia.
Equipe Lectionautas