Mateus 6,7-15
21 de junho de 2018Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces!
24 de junho de 2018— Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
— Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!
Oração:
Espírito Santo, fonte de sabedoria e conselheiro do discernimento, ilumina nossos corações, a fim de que, compreendendo a mensagem que o evangelho nos traz, possamos produzir os frutos que o Senhor espera de nós.
É muito comum escutarmos as pessoas dizerem que desta vida nada se leva. Porém, Jesus está nos dizendo que podemos e devemos levar alguma coisa daqui. Devemos levar riquezas que serão acumuladas no céu.
Que riquezas posso acumular no céu?
São Paulo, nos diz que tudo passará, porém o amor permanecerá, pois o amor é eterno (1Cor 13,8a).
Essa é a experiência vivida e a mensagem marcante que os discípulos receberam com a ressurreição de Jesus. O amor venceu a morte! O amor ressuscitou e permanecerá para sempre.
Jesus, por diversas vezes, explicou e deu testemunho de que o amor é o serviço que prestamos ao nosso próximo. Na última noite, ele lavou os pés dos seus discípulos e disse: “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz” (Jo 13,14-15). E mais tarde acrescentará: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13,34).
Como se diz atualmente: é preciso desenhar?
Aí está, praticamente, todo o conteúdo do evangelho. Jesus veio anunciar que Deus está a serviço e todo aquele que ama a Deus também deve se colocar a serviço. Servir é amar e, como diz São Paulo, o amor é eterno. Portanto, todo gesto de amor, todo serviço que se presta desinteressadamente é um pouco de riqueza que ajuntamos no céu.
Vivemos em um mundo no qual necessitamos trabalhar para garantir nosso sustento, portanto é comum o conflito entre servir aos outros e servir a nós mesmos, já que precisamos de várias coisas para viver com dignidade.
Ao olharmos as coisas, muitas vezes vivemos o conflito de querê-las para nós, para nosso uso pessoal e querê-las para compartilhar com os outros. Quando montamos nossa agenda, também é comum o conflito entre fazer coisas que somente trazem prazer para nós mesmos e fazer coisas que possam ser úteis ou compartilhadas com os outros.
O Espírito Santo será sempre a luz de que precisamos para todo nosso corpo ser iluminado, de tal forma a podermos discernir com clareza o que devemos fazer para acumular riquezas no céu. Se impedimos a ação do Espírito Santo, se não nos abrimos para Ele, se não o buscamos na Palavra e na Eucaristia, viveremos em uma grande escuridão.
Peçamos a companhia de Maria, nossa mãezinha querida. Que ela nos ajude a permanecer no caminho de Jesus e a escutar o Espírito Santo. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte