Para Deus tudo é possível
18 de agosto de 2020“Convidai todos que encontrar”
20 de agosto de 202019 de agosto
Mt 20,1-16a – “Serão primeiros os últimos e últimos os primeiros”
Leitura: O que o texto diz?
O texto de hoje revela o amor gratuito e generoso de Deus. Temos aqui uma série de três parábolas sobre a vinha que ilustram o Israel antigo e a comunidade dos seguidores de Jesus. Jesus usa uma a imagem da videira que era bastante conhecida em seu tempo, bem como as práticas de pagamento de uma jornada de trabalho que costuma ir de sol a sol. A parábola induz a pensar que os últimos a receberam trabalho eram pessoas muito necessitadas. Ela reflete, por um lado, os gestos de acolhida de Jesus com os pecadores e marginalizados e, por outro lado, a rejeição dos adversários de Jesus incapazes de compreender seus gestos e palavras.
Meditação: O que o Senhor nos diz pela Palavra?
Numa sociedade marcada pelo mérito e pela competição, a Palavra de Jesus apresenta-se como escândalo. A lógica de Deus Pai revelada em Jesus inverte tudo que aprendemos na sociedade, recebemos os dons de Deus não por méritos nossos, mas por bondade infinita daquele que nos criou. O amor é resposta humana gratuita a graça de Deus, não obrigação imposta ao ser humano.
Oração: O que falamos ao Senhor motivados pela Palavra?
Qual nossa atitude diante da bondade infinita de Deus? Em nossa oração estão contemplados os problemas da humanidade, suas alegrias e sofrimentos ou somente meus problemas e desafios?
Contemplação: Que conversão provoca em nós a Palavra?
A misericórdia e a bondade de Deus ultrapassam todos nossos esquemas aparentemente justos e bons. Traz a tona nossas limitações e ambições. O que precisa ser mudado em nós para sermos mais semelhantes ao nosso mestre?
Ação: Que ações nos convida o Senhor a realizar?
A partir da misericórdia de Deus que não nos trata como merecemos, mas é generosidade abundante, quais ações concretas posso assumir no meu cotidiano para que me torna mais acolhedor e fraterno?
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Especialista em Sagradas Escrituras pelas Faculdades EST, formado em filosofia, teologia e história. Trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Tauá-CE e colabora na formação bíblica através de cursos e do canal Ecos da Vida.