Fazei tudo o que ele vos disser…!
12 de outubro de 2022“Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”
14 de outubro de 202213/10/2022 (Quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum): Lc 11,47-54
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalmemos o coração e em clima de silêncio iniciemos a leitura de Lc 11,47-54. Imagine-se na cena. Vá ao encontro de Jesus. Você nota um discurso bem duro aos mestres da lei e fariseus. Por que Ele age assim? O povo é tão “cabeça dura” e tem o coração tão fechado que Nosso Senhor precisa fazer com que eles acordem. Para ser luz no mundo e não pedras de tropeço ou obstáculos para a santificação dos demais.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e perceba agora como o diálogo entre os fariseus e os mestres da lei e Jesus repercutiu em você. O que mais lhe chamou a atenção? Quais obstáculos na sua vida estão lhe impedindo de ter um encontro com Deus? Você está sendo pedra de tropeço na vida de alguém? Imagine Jesus diante de você e pense no que Ele lhe diria. Permita sentir-se acolhido, perdoado e amado por Ele.
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Diante das inquietações provocadas pela Palavra, veja o que ela lhe faz responder a Deus. Apresente suas fragilidades ao Senhor e abandone-se em seus braços. Em que momentos na sua vida você se sente distante de Deus? Terão momentos na sua vida em que você se vê só, longe do Senhor, em que você não é ouvido. Mas, mesmo com este sentimento, lembre-se sempre de que Deus não nos abandona nunca.
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
No silêncio do seu coração, permita que a Palavra de Deus aja. Deixe de lado suas inquietações, preocupações, medos e abandone-se em Deus. Caso elas venham, procure contemplar o rosto de Jesus e vá dizendo o nome dele, sentindo a sua presença que fortalece você.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
Que atitudes concretas devo assumir para buscar encontrar-me com Deus? Como me coloco à disposição de Deus para que Ele seja o Senhor da minha vida? E em meio a tantas dificuldades que encontramos na nossa vida, o que devo fazer para que elas não me tirem a paz ou da presença de Deus?
Ir. Ian Lucas Rodrigues de Oliveira*
Noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém