
Tomai cuidado contra todo tipo de ganância…
20 de outubro de 2025
21 de outubro, 3ª feira, 29ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 12,35-38
Leitura: O que o texto diz?
A vigilância é uma das atitudes que Jesus nos pede no dia de hoje, dado que é imprevisível a vinda do Senhor. Ser vigilante é viver atentamente o dom da vida, pois Deus se manifesta a todo instante e espera encontrar em nós um coração generoso.
Meditação: O que o texto me diz?
O evangelho de hoje traz como tema a vigilância e a prontidão diante da vinda inesperada do Filho do Homem. A chegada improvisada do senhor e sua demora, estão relacionadas a vinda do Senhor no fim dos tempos. Inicialmente se pensava sua vinda seria imediata, o que não aconteceu. Isso acabou desanimando as comunidades e surgiu a tentação de abandonar o seguimento de Jesus. Outra causa de desânimo poderia ser as várias dificuldades internas, como é possível perceber no texto, e as perseguições externas. Por isso o evangelista exorta a comunidade para ser fiel, constantemente vigilante, em prontidão, permanecendo confiante nos ensinamentos de Jesus. A prontidão é uma atitude cristã, e a vigilância não deve ser penosa, não é uma obrigação, mas é expressão do amor por aquele que se espera. Isso é explícito, quando na parábola o senhor chega, não para ser servido, mas para servir. Essas são atitudes próprias do reino anunciado por Jesus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor o dom da vigilância e de viver uma profunda sintonia com Ele.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Tome consciência da importância da vigilância como um viver atentamente o dom da vida e as manifestações de Deus em nossa vida. Reflita: O que significa acreditar em Jesus Cristo e na promessa de sua vinda no fim dos tempos? Que empregado eu sou? Aquele que espera o senhor chegar com responsabilidade, prontidão, vigilância? Aquele que serve? Ou aquele que é voltado para seus interesses?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa”, diz Jesus. O evangelista termina essa parábola, recomendando a comunidade a permanecer vigilante, pois a vinda do Filho do Homem pode ser improvisada. A comunidade não sabe quando será essa vinda, porém uma coisa é certa: Ele virá. Esse senhor é Jesus que veio para revelar o projeto salvífico do Pai e entregou a sua vida por fidelidade à vontade de Deus.