O corrigir e o perdoar nos fazem verdadeiros irmãos
7 de novembro de 2022O zelo pela casa de Deus
9 de novembro de 202208/11/22 – terça-feira da 32ª semana do tempo comum: Lc 17,7-10 – Ser um simples servo
Leitura: O que o texto diz?
Sob a luz do Espírito Santo, tome em mãos Lc 17,7-10. Leia atentamente se imaginando na cena. Jesus continuar instruindo seus discípulos. Utilizando-se de uma parábola, Jesus fala da prontidão do servo e de que ele não tem o direito de requerer reconhecimento pelo que faz. O servo jamais deve esperar agradecimento de seu senhor, mas sim ter a certeza de seu papel de fazer aquilo que foi lhe pedido fazer. Isso evita frustrações ou desânimo na caminhada de fé, quando cada discípulo(a) precisa assumir sua responsabilidade sem querer algo em troca. A escolha e a confiança do Senhor em dar a cada uma importante missão é o maior presente. Reconhecendo-se em seu lugar, o servo evitar estar acima ou abaixo de seus irmãos e do próprio Senhor, o que lhe proporciona fidelidade em sua vocação.
Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e perceba que palavras mais chamaram sua atenção. Você está junto dos discípulos e atentamente está deixando essa palavra cair em seu coração. O que mais inquietou? Como você se vê servo de Deus? O que Ele te confiou? Como você tem desempenhado sua missão?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Depois de perceber aquilo que mais inquietou seu coração, apresente para o Senhor os principais desafios de sua missão. Mostre as vezes que você não foi compreendido(a) ou que reivindicava para si reconhecimento ou ao menos um agradecimento e recebeu ingratidão e incompreensão. Pouco a pouco vá percebendo a grandeza de sua vocação quando você se deparar com o próprio Senhor que vai confirmando e dando força para você perseverar.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Silencie seu coração e sua mente. Respire profundamente por três vezes e deixe a Palavra de Deus assentar-se em seu profundo. A certeza da escolha e da importância de sua missão vai tomando conta de você. O Senhor vai agindo misteriosamente pela força de sua Palavra que dá vida e renova suas energias para prosseguir na fé.
Ação: O que o texto me faz agir?
A perseverança marca a vida do discípulo de Jesus. Ter a certeza do nosso papel diante os inúmeros desafios faz a gente não desanimar. Não cesse de anunciar e testemunhar a Boa-Nova onde quer que você esteja. Não só com palavras, mas com gestos e um autêntico testemunho, vamos contagiando os demais. Nas gentilezas, no exercício do amor, da solidariedade e do cuidado com o outro, vamos percebendo que a ação de Deus vai acontecendo e nos fazendo simples servos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ*
*Mestre de Noviços do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza-CE, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).