
“…encheu-se de compaixão por eles”.
7 de fevereiro de 2026
08 de Fevereiro, 5º Domingo do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 5,13-16
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho deste domingo é a conclusão das bem-aventuranças, proclamadas no domingo passado. Jesus faz uma afirmação lapidar: “vós sois o sal, sois a luz”. A salvação que Jesus propõe é a salvação para todos. É preciso o mundo fique temperado e iluminado pela vida daqueles(as) que seguem a Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Devemos cair na conta de que Jesus não pede para salgar ou iluminar, mas ser sal, ser luz. A missão fundamental de cada um está dentro dele mesmo, não fora. A preocupação de cada um deve ser alcançar a plenitude humana. Se é sal, tudo o que ele toca ficará temperado. Se é luz, tudo ficará iluminado ao seu redor. Com demasiada frequência o cristã acredita ser sal e luz, mas sem dar-se conta de que perdeu toda capacidade de dar sabor e iluminar a vida, porque é sal insosso e luz tímida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que ajude os cristãos a serem verdadeiramente sal e luz neste mundo. Peça que Ele te ajude a dar sabor e ser luz em meio às trevas e desgostos.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A vida inspirada pelo seguimento é um “caminhar na Luz”. Você é luz na vida das pessoas e do mundo? Você dá sabor e saboreia a vida?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
““Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”, diz Jesus. Lembre-se: o sal, para salgar, tem de desfazer-se, dissolver-se, deixar de ser o que era. A lamparina ou a vela produzem luz, mas o azeite ou a cera se consomem. Seguir Jesus é deixar que a Luz d’Ele transpareça em sua vida; o carvão e o diamante são feitos da mesma matéria: tem a mesma composição química. No entanto, o carvão afoga a luz, enquanto o diamante a faz resplandecer.



