
O Senhor escolheu outros discípulos e os enviou dois a dois
26 de janeiro de 2026
27 de janeiro, 3ª feira, 3ª semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 3,31-35
Leitura: O que o texto diz?
A Palavra de Deus alimenta e fortalece a nossa caminhada cotidiana. É a fonte que nos motiva e impulsiona fazer a vontade de Deus na missão que ele nos confia. Somos todos convidados a fazer parte da família de Jesus; ser da família não nos permite ficar do lado de fora, mas sim, sentados ao seu redor, ouvindo a palavra e praticando-a para assumir a mesma missão de Jesus Cristo. Deixe que o Evangelho penetre e ilumine todas as dimensões de sua vida e lhe ajude a viver a alegria de ser cristão
Meditação: O que o texto me diz?
O Evangelho de hoje apresenta um grupo que está do lado de dentro, ouvindo-o e outro que está do lado de fora querendo falar com ele. No entanto, sendo informado que estes são seus irmãos e sua mãe, Jesus deixa claro que as relações estabelecidas como família surgem do discipulado, isto é, da adesão aos valores do Reino e do cumprimento da vontade de Deus. Somos convidados pelo evangelho a descobrir a verdadeira família a qual nós pertencemos como filhos e filhas de Deus fazendo a vontade do Pai e participando do seu projeto na construção do mundo mais humano pautado no amor que é sinal visível do Reino definitivo. Participar dessa verdadeira família não significa negar a nossa família terrena, nem fugir dos nossos relacionamentos sociais e afetivos, mas viver essas duas realidades.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor por te possibilitar a fazer parte da família dos seus filhos e filhas com a missão de servir com amor. Que seja renovado o seu sim para fazer a vontade de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Se fizermos a vontade do Pai, somos cristãos da família de Cristo. Você se considera da família de Jesus? Tens percebido a vontade de Deus sobre você? O que está orientando as suas ações como cristão?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Fazer a vontade de Deus é o horizonte de todo cristão para poder fazer parte da família de Jesus. “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” Cabe a nós respondermos: eis-me aqui Senhor!


