O Reino de Deus está entre vós.’
11 de novembro de 2021Rezar sempre…
13 de novembro de 202112 de novembro, 6ª-feira da 32ª Semana Do Tempo Comum
Evangelho – Lc 17,26-37
Leitura: O que o texto diz
Neste período até final de novembro, refletimos na liturgia da Palavra sobre o fim dos tempos. O fim dos tempos é a perda de tudo o que precisa ser destruído, mas é também o ganho de tudo o que precisamos e merecemos viver. Jesus, com seus ensinamentos, gestos e palavras, ilumina nossa vida para fazermos sempre as melhores escolhas. Ele ensina a seus discípulos a verdadeira esperança, que vem unida à fé, para que não criem ilusões fáceis. O tempo de mudança é agora, não sabemos quando o Senhor voltará.
Meditação: O que o texto me diz
Não podemos ficar indiferentes à presença e ação de Deus em nosso meio. Só quem vive no amor, percebe a presença do Filho de Deus no meio de nós. Nossa vida é imprevisível, como nos mostra os exemplos de Noé e Ló. Deus veio para nos dar a vida e a vida em abundância! Com essa Fé e nessa Esperança devemos estar prontos, como Noé e Lot, para O reconhecer quando vier em Sua Glória. Estar pronto significa aprender a ler os sinais dos tempos, a perceber o que Deus quer que eu faça e a ser-Lhe fiel.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peçamos ao Senhor a graça de reconhecer que “hoje” é sempre o tempo de revisões e mudanças. Peça também que com sua graça te ilumine para viver com sabedoria, sem perder tempo com coisas irrelevantes que não acrescentam nada aos nossos dias.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O discípulo não deve ficar adiando o momento de aderir ao projeto de vida que Deus tem para ele. E, quem estiver nos campos, não volte para trás. O discípulo deve sempre continuar seguindo o caminho. Aquele que volta para trás perde tudo que já conseguiu. É necessário manter a determinação de continuar sempre. Precisamos estar atentos aos sinais do tempo. E, deveríamos reconhecer, entre nós, a presença do Senhor e o projeto que Ele tem para nós, onde somos chamados a atuar.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto
Continuar seguindo Jesus, como discípulo hoje, sem desanimar, continuar sempre. Ter consciência de que somos profetas do Reino neste mundo. Parar de dar demasiada importância aos meus “tesouros”. Inverter as prioridades, faz-me perder as oportunidades, deixa-me para trás.
Equipe do Lectionautas