“Segue-me!”
21 de setembro de 2024“Prestai atenção à maneira como vós ouvis!”
23 de setembro de 202422 de setembro, 25º Domingo do Tempo Comum
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 9,30-37
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho hoje fala da travessia de Jesus para Galileia, no caminho estava ensinando seus discípulos. Eles contudo, parecem não entender a profundidade da proposta de Jesus, outros são os pensamentos.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus dedica tempo aos discípulos, a lógica do sistema vigente rouba o coração dos deles. Distraídos da sintonia profunda com o mestre, conversam entre si sobre a superioridade de uns sobre os outros. Distraídos da missão primeira, não compreendem a lógica do messias sofredor, servidor. Jesus, mestre e profundamente comprometido com a missão que o Pai lhe confiou, toma nos braços uma criança e a apresenta como centro. Não é o poder e prestígio fonte de vida, mas a humildade, a pequenez que transborda amor e simplicidade do próprio Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, a graça de reconhecer a beleza da sua proposta e buscar sempre amar, servir e acolher especialmente os pequenos, os mais frágeis.
Peça ao Senhor, como amoroso apóstolo, a graça de saber ouvir a voz do seu Espírito, de discernir sua vontade e por Ele, deixar-se conduzir, assumindo atitudes amorosas de amor, justiça, respeito, serviço.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você tem buscado viver o serviço como Jesus até as últimas consequências?
O exercício do poder, prestígio e superioridade tem encontrado espaço fecundo em seu coração? Como Jesus, você se identifica com as crianças, os pobres e necessitados?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Precisamos compreender a lógica do seguimento, a partir do pequeno, do pobre e do serviço. A perspectiva de Jesus é muito diferente do que imaginamos, principalmente nesta sociedade marcada pelo sucesso, pelos gurus influencers… Que possamos assumir o jeito de Jesus.
Equipe Lectionautas