“Vós sois o sal da humanidade e a luz do mundo” Mt 5, 13-16
12 de junho de 2018Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
14 de junho de 2018Evangelho: Mateus 5, 17-19
“— Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.”
Reflexão:
No trecho de ontem, Jesus convida a ser sal da terra e luz do mundo. Isso depende de uma liberdade criativa, que não é, porém, negar a lei de Moisés. Ao contrário, como o trecho seguinte mostrará: Jesus vai além da lei.
O central no Evangelho de hoje é o que Ele afirma: “Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” Seu convite a nós, como discípulas e discípulos, é seguir seu caminho no sentido de praticar a Palavra e ensinar.
Por isso, na oração de hoje, contemplemos a vida de Jesus. Façamos memória do seu jeito de encontrar com as pessoas, suas opções, seus ensinamentos, seu grande amor em cada olhar, cada gesto, cada entrega. Peçamos-lhe a graça de compreender com o coração o que significa este “sentido completo”, pleno da Lei do qual ele fala. E que a contemplação nos inspire a dar mais alguns passos em seu seguimento. Que Santo Antônio, que fazemos memória neste dia, interceda por nós neste caminho.
Tania Pulier, esteticista da alma, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei