O que comer de mim viverá por mim!
19 de abril de 2024O bom pastor dá a vida por suas ovelhas!
21 de abril de 202420 de abril, sábado, 3ª Semana da Páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Acalme os pensamentos e respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leitura. O que diz o texto?
Leia João 6,60-69.
Chegamos ao final do discurso de Jesus sobre o Pão da Vida. Diante de tantas palavras profundas e incisivas proferidas por Ele, muitos dos que O seguiam abandonaram o caminho. Preferiram deixar para trás Aquele que os chamara. Poucos foram os que permaneceram. Os Doze, no entanto, que já seguiam o Mestre há algum tempo, não hesitaram em permanecer ali com Ele. A resposta de Pedro perante o questionamento de Jesus nos mostra que as dificuldades do seguimento ao Mestre não são capazes de afastar do caminho aqueles que estão convictos de que só Ele tem as palavras de vida eterna.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Releia o trecho de Jo 6,60-69 e perceba que você também está entre os discípulos de Jesus. Você O conhece e por isso está aqui disposto a ouvi-Lo, conversar com Ele, segui-Lo. Mas o que esta pergunta de Jesus: “Vós quereis ir embora também?” diz ao seu coração? Como anda a sua disposição para seguir Jesus? Reflita um pouco acerca disso.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Diante da caminhada cristã, enfrentamos diversas provações que nos levam ao desânimo e à dúvida. Mas o Senhor permanece conosco. Reze com seus sentimentos, com suas incompreensões. Tenha coragem de abrir-se à ação de Deus. Se desejar, utilize a frase de Pedro para fazer dela a sua oração: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna!”.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Silencie um pouco agora e deixe que seu ser esteja envolvido pela paz que vem do Senhor. A Palavra criadora de Deus é quem conduz a sua vida; por isso, confie e se abra à ação dela dentro de você.
Ação. O que o texto me sugere a viver?
O compromisso cristão diante de Deus se manifesta principalmente na nossa adesão à Sua Palavra. Alimentado por esta Palavra e pela Eucaristia, você se sentirá ainda mais fortalecido para os combates diários. Estes Alimentos sagrados, dons da misericórdia do Senhor, te conduzirão à vida eterna.
Ir. Ítalo Mateus Dutra de Oliveira, noviço do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Graduado em Filosofia pela FAFIC – Cajazeiras-PB; graduado em Teologia pela Unicatólica – Quixadá-CE.