“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’,entrará no Reino dos Céus…”
29 de junho de 2023“…nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”
1 de julho de 202330 de junho de 2023, 6ª feira, 12ª Semana do Tempo Comum
Texto bíblico: Mt 8,1-4
Leitura: O que o texto diz?
Diante do pedido de um leproso, Jesus se compadece e cura. O leproso diz a Jesus que se ele quiser tem o poder de curar. Há um confiança no poder de Jesus e em sua misericórdia. Jesus envia o leproso ao sacerdote para que este confirmando a sua cura, possa autorizá-lo a retornar para a comunidade. A cura de Jesus devolve a dignidade aquele homem, ele pode se tornar novamente membro da sociedade, retornar ao convívio comunitário. As curas de Jesus não são simplesmente ações miraculosas, mas espaços de misericórdia e de cuidado com a vida humana em sua integralidade.
Meditação: O que o texto me diz?
Olhando para o texto, reveja o modo como Jesus se comove com a situação daquele homem e se coloca ao seu serviço. A vida daquele é transformada pela ação de Jesus. Olhando para a sua vida, em que momento se sente como o leproso curado por Jesus? Em quais momentos sente que você é a presença de Jesus na vida do leproso? Como você age?
Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente a Jesus, em forma de oração, os momentos que se sentiu como o leproso curado ao voltar para a comunidade e os momentos em que percebeu que você era o próprio Jesus na vida do outro. Agradeça a Ela por estas experiências.
Contemplação-Ação: O que o texto faz em mim?
A partir do olhar de Jesus, veja como você está vivendo esta dimensão do seguimento a Jesus. Pense em como você pode se tornar uma presença salvadora de Deus na vida dos seus irmãos e irmãs, que ações concretas você pode realizar para devolver a dignidade as pessoas ao seu redor.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Reitor do Seminário Maior Padre Eliésio dos Santos e vigário paroquial na Paróquia São Sebastião de Monsenhor Tabosa.