“Hoje cumpriu-se esta palavra…”
7 de janeiro de 2021“É preciso que ele cresça e eu diminua”
9 de janeiro de 2021Leitura orante da sexta-feira depois da Epifania do Senhor.
08.01.2021 – Lc 5,12-16.
“Senhor, se queres podes purificar-me” Lc 5,12.
Uns instantes de silêncio, um canto ou uma oração invocando o Espírito Santo ajudam a preparar um clima de oração.
Lembro-me que ao Leitura Orante visa me levar ao maior conhecimento da Palavra de Deus, e a uma intimidade maior com o Senhor.
Leitura. O que o texto diz
O texto de hoje é um dos sinais, ou milagres, que Jesus faz no capítulo 5 de Lucas.
Ler o texto em voz alta, sem pressa. Ler uma segunda vez de forma silenciosa. Ver detalhes nessa segunda leitura. Local, personagens, diálogos presentes, ações dos personagens, reações a elas, comentários do narrador.
Se for preciso, fazer uma terceira leitura para confirmar o que observei no texto.
Meditação. O que o texto me diz.
Deus fala de várias maneiras, O texto bíblico nos revela o que Ele é, como se relaciona com o homem, com o Pai, e através dele posso estar no seu caminho. E o texto me diz sempre algo. Sempre causa alguma impressão em mim.
O que mais impressionou no texto? Se for definir o texto numa frase, numa palavra qual seria?
Oração. O que digo a Deus.
Deus falou através de seu texto. Agora é momento de falar com Ele. De ter um momento de intimidade com Ele através da oração. De abrir o coração, de dizer tudo o que está nesse momento no coração.
Contemplação. O que Deus faz em mim.
Toda palavra de Deus é uma forma de, aos poucos transformar o ouvinte num dos que Jesus dirige o seu discurso de programa de seu Reino, uma pessoa bem-aventurada. Essa palavra agindo no interior, no fundo de mim, me vai transformando.
No silêncio deixar que Deus guie sentimentos, pensamentos, passeando no mais fundo, e faça a transformação de minha vontade, de meus pensamentos, sentimentos, memória, relações, valores.
Fazer um profundo silêncio físico e interior.
Ação. O que o texto me chama a agir.
Esse texto, a partir da experiencia de leitura, meditação, oração, contemplação, nessa intimidade com Deus, tem alguma interpelação sobre o meu agir, o meu compromisso de fé, de vida? Me chama a alguma revisão do agir?
Marco Antonio Tourinho
Teólogo leigo – Belo Horizonte-MG