Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus
27 de junho de 2024“Dizei uma palavra, e serei salvo!”
29 de junho de 202428 de junho, 6ª feira, Memória de Santo Irineu, bispo e mártir.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 8,1-4
Leitura: o que o texto diz?
No Evangelho de hoje Jesus vence a exclusão mais radical: a cura de um leproso. Com sua cura e purificação, agora ele pode retornar ao convivo social.
Meditação: o que o texto me diz?
O leproso, ao aproximar-se de Jesus e pedir a cura, diz: se queres… Esta é uma demonstração de que a cura acontece segundo a vontade do Senhor Jesus e não do leproso. Ele reconhece em Jesus algo divino, por isso poderia curá-lo. O evangelho apresenta Jesus manifestando seu poder sobre todo o mal, principalmente a doença. Jesus pede discrição, pois queria que as pessoas viessem até ele por amor e não por buscas de benefícios.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor sabedoria e acolhimento para com as pessoas que se encontram excluídas na sociedade. Peça a cura que só Jesus pode te dar.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fique purificado”. Qual a sua reação diante da postura de Jesus?
Ao tocar no leproso, acolhendo-o e purificando-o Jesus gera surpresa para uns e desconforto para outros, que logo vão espalhar a notícia de Jesus é impuro porque tocou no leproso. Mas Jesus desconsidera essas reações da pessoa e realiza a cura. Jesus sabe que somos seres imperfeitos e sujeito a enfermidades e sabe também, o que é bom para todos nós. Sabe que imperfeição e limitação fazem parte da nossa existência humana. Ao dizer “eu quero” Jesus está dizendo que tudo pode ser diferente a partir de um bom relacionamento, respeito e a prática da misericórdia.
Ação: o que posso fazer do texto?
Viver a compaixão, a misericórdia para com todas as pessoas especialmente as que são excluídas é nossa missão. Podemos começar vivendo isso com as pessoas ao nosso redor. Há muito abandono, seja de pessoas, de animais… um verdadeiro descaso com a vida. O mundo precisa de compaixão.
Equipe Lectionautas