
‘Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?
2 de maio de 2025
3 de maio, sábado, Festa de São Filipe e São Tiago Menor.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 14,6-14
Leitura: o que o texto diz?
Celebra-se hoje a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, escolhidos por Jesus para serem testemunhas da sua vida, morte e ressurreição. Segundo as tradições mais antigas, ambos deram testemunho de Jesus com a sua vida e morreram mártires por causa do Evangelho. Hoje, são muitos os cristãos perseguidos por todo o mundo. A sua vida e, tantas vezes, a sua morte, gritam bem alto o nome d’Aquele em quem puseram a sua esperança.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus é o caminho que conduz ao Pai. É Ele quem nos mostra o rosto do Pai, é Ele quem nos aponta o caminho da justiça e da mansidão. É nele que somos filhos de Deus. Jesus chama a atenção da importância da fé: quem acredita n’Ele e seguir os seus passos aprenderá a viver como Ele. É um estilo de vida.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Jesus é Aquele que nos mostra a verdadeira face do Pai. Pede-Lhe que te ajude a entrar um pouco mais na Sua intimidade, para que a Sua luz possa transparecer cada vez mais na tua vida. Para que os outros vejam em você um pouco mais do rosto do Pai.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Contemplando a cena deste evangelho, medite: Desejas viver como Cristo? Desejas ser um outro Cristo?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, diz Jesus. Caminho supõe deslocamento, encontro. Jesus, o Caminho, está lhe estendendo a mão e dizendo: “segue-me, é por aqui!”. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:
“Viver o Seguimento de Jesus hoje é deixar expandir tudo o que é vida dentro de nós. É contaminar de Luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.”
Equipe do Lectionautas