
“Escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
4 de outubro de 2025
E quem é o meu próximo?
6 de outubro de 2025
05 de outubro, 27º Domingo do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 17,5-10
Leitura: O que o texto diz?
O tema da Fé é fundamental na liturgia da Palavra de hoje. Sem Fé, nada podemos e nada somos. É a Fé que nos move, nos dá esperança, nos faz seguir na missão sem desanimar, pois, são tantos os desafios, os obstáculos, as coisas que nos desagradam e que também desagradam a Deus. Se não for pela Fé, desistiremos da nossa missão. Assim, a liturgia de hoje, fortalece a nossa Fé em meio às dificuldades e sofrimentos desta vida. Vemos que os apóstolos pedem que Jesus aumente a Fé deles. Esse pedido nasce num contexto de muito desafio, um contexto doloroso. Jesus está indo para Jerusalém, está no ápice de sua missão, está na iminência da sua paixão e morte.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus está próximo da sua paixão e morte. O momento é de muitas dificuldades, e os apóstolos se sentem fracos na fé diante de tudo isto. É nos momentos difíceis que sentimos nossa fé testada. Porém, Jesus responde que, se eles tiverem fé, mesmo que seja do tamanho de um grão de mostarda, poderão superar grandes obstáculos, e superariam até a cruz. Ou seja, Jesus questiona a fé deles. Isso nos faz pensar: quando desanimamos por qualquer coisa, quando abandonamos trabalhos na comunidade por qualquer motivo é sinal de que não temos fé? Jesus faz uma comparação, mostrando que quem tem fé não age esperando alguma coisa em troca, mas faz o seu trabalho como o servo faz para seu senhor. O servo não espera agradecimento pelo seu trabalho. Ele sabe que seu trabalho é obrigação e não favor.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor, como os apóstolos: aumente a minha, a nossa fé. Assim, possa, ser fiel no seguimento de Jesus, comprometido com Ele e os irmãos; servindo a causa do reinado do Senhor de Justiça e Paz, para que todos tenham vida e a tenham em plenitude.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você vive a sua fé? Sua fé é compromisso com a causa de Jesus, que é o reino? Ou sua fé é descomprometida, alienada para com a edificação do reino de Jesus, que começa aqui e agora? Sua fé é mero sentimento ou compromisso no seguimento de Jesus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé! A nossa fé cristã não é um sentimento, mas sim o nosso compromisso com a causa do reinado de Jesus, no já da nossa história, tendo sua plenitude na eternidade. Assim, cumpramos a nossa missão de discípulos de Jesus, servindo a Ele e aos irmãos.