“De onde me conheces?”
24 de agosto de 2024Ai de vós…!
26 de agosto de 202425 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de João 6,60-69
Leitura: o que o texto diz?
Jesus desperta um “espírito novo” naqueles que o seguem; suas palavras tem um peso e ativam vida; são palavras inspiradoras porque brotam do mais profundo do seu coração; são palavras provocativas, que colocam em questão o verdadeiro motivo daqueles que o seguem. As palavras de vida pronunciadas por Jesus podem gerar um movimento capaz de orientar o mundo para uma vida mais digna e plena.
Meditação: o que o texto me diz?
São muitos os que resistem aceitar o “espírito e vida” de Jesus. O narrador do Evangelho deste domingo nos diz que “muitos discípulos o abandonaram e não mais andavam com Ele”. É na crise que se revela quem de fato são os verdadeiros seguidores de Jesus. A opção decisiva é sempre esta: quem volta para trás e quem permanece com Ele, identificados com seu espírito e sua vida? Quem está a favor e quem está contra Seu projeto em favor da vida? O grupo que seguia Jesus começa a diminuir, mas Ele não teme o fracasso, não se irrita e não pronuncia nenhum julgamento contra ninguém. Só faz uma pergunta aos que permanecem junto a Ele: “Vós também quereis ir embora?” Responda a Jesus você também.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Apresente ao Senhor as várias situações em que você necessita ser abraçado e salvo por ele. Se ainda há dificuldade de aprofundar sua relação de intimidade com Jesus, diga o porquê e sem medo. Peça também ao Senhor por todos os catequistas que sejam animados e fiéis na missão de anunciar Jesus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Que implicações tem para sua vida o fato de ser seguidor(a) de Jesus? Faz diferença?…
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Senhor, a quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna”. . Diz Pedro a Jesus no evangelho de hoje. Os que permanecem o farão por Jesus. Só por Ele; comprometem-se com Ele. O único motivo para permanecer em seu grupo é Ele. Ninguém mais.
Equipe Lectionautas