“Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações!”
21 de agosto de 2021“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo”
23 de agosto de 202122/08/20 (21º dom Tempo Comum): Jo 6,60-69: “Senhor, a quem iremos?”
- Leitura: O que o texto diz?
Invoquemos a presença do Espírito Santo para iluminar e conduzir esse contato vivo com a Palavra de Deus. Acalmemos o coração e, em clima de silêncio, iniciemos a leitura de Jo 6,60-69. Jesus está finalizando seu discurso sobre o “Pão da Vida”. Ponha-se na cena e ouça o que os discípulos dizem ao Mestre depois de tê-lo escutado. Afirmam que as palavras de Jesus são duras demais. De fato, suas palavras são “espírito e vida”. Inquietam e fazem o discípulo escolher se vai ou não se comprometer no seguimento de Jesus. Prossegue-se o discurso e o Mestre aprofunda mais seu discurso ao ponto de muitos voltarem atrás e desistirem da caminhada por acharem ainda mais dura sua palavra comprometedora. Em seguida, a pergunta recai aos Doze se querem ir embora ou continuar o seguimento. Mas, Simão Pedro ao responder, professa sua fé nas palavras que são vida eterna além de confessar que Jesus é o “Santo de Deus”. Atendo a tudo o que está acontecendo, você vai percebendo como esse diálogo ressoa em você.
- Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Jo 6,60-69, procure perceber o que mais inquietou seu coração. Que trechos da narrativa fizeram você parar por um instante. O que essas palavras provocaram em você? As palavras de Jesus são duras como afirmavam muitos discípulos? O que a pergunta de Jesus sobre seguir ou desistir da caminhada provocou em você? Como as palavras do “Santo de Deus” são “espírito e vida” no seu cotidiano?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
À medida que a Palavra vai inquietando seu coração, você experimenta a ação do Senhor em sua vida. Jesus é o “Santo de Deus”, aquele enviado do Pai que traz palavra de vida eterna para cada um de seus discípulos. Apresente aquilo que mais mexeu em você. Quais os desafios que impedem você de prosseguir? O que te faz muitas vezes pensar em desistir? O Mestre não hesita em chamá-lo(a), mas quer ouvi-lo(a) e deseja contar com seu sim.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
As palavras de Jesus são “espírito e vida”, ou seja, sopro que faz movimentar e gerar vida. Impulsiona-nos e anima-nos a prosseguir na caminhada, mesmo diante dos inúmeros desafios. No Santo enviado do Pai que traz a vida eterna, procure silenciar e se abandonar em seus braços. Contemple essa palavra e deixe-a gerar vida, confiança e renovação, sobretudo naquilo que parece estar sem vida em você.
- Ação: O que o texto me faz agir?
À medida que se aprofunda a relação com Jesus, descobre-se e maravilha-se com seu poder salvífico. Jesus confia em você, mesmo sabendo de que se pode tropeçar pelo caminho e querer até voltar atrás. Porém, Ele continua chamando você para assumir a missão de discípulo. Que gestos poderiam ser realizados para concretizar esse chamado? Quais pessoas poderiam receber de você uma palavra que traz, a exemplo de Jesus, espírito e vida? Não tenha medo! Continue testemunhando essa Palavra na certeza de que Cristo continua caminhando com você.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).