Cegueira espiritual
24 de outubro de 2021As realidades naturais: o grão de mostarda e o fermento
26 de outubro de 2021LECTIO DIVINA – 25-10-2021/ Lc 13, 10-17
“SEM DEUS A ENFERMIDADE É ESPIRITUAL”
Leitura: O que o texto diz?
Cheio do Espírito Santo, aproxime-se do texto de Lc 13,10-17, onde mais um incidente sabático acontece. Os fariseus fechados em seus rituais, são impedidos pela hipocrisia, de escutar as palavras misericordiosas, alegando que Jesus transgrediu a Lei do Sábado. Sem Deus, a enfermidade é espiritual, e para Ele, não interessa o dia da cura. Porém, encurvados, olhando apenas para nossos interesses, somos barrados de ver o mundo celestial. O positivo da mulher foi que, mesmo doente, não desistiu de sempre ouvir a palavra do Senhor, e a sua cura chegou. Veja que o chefe da sinagoga quis impor Jesus quando e como agir, e assim, muitas vezes somos nós, queremos determinar o que Deus deve fazer, com arrogância e carência de sabedoria. O sábado deveria ser dia de liberdade, que é amar, é fazer o outro feliz, transformando sua vida. Que você busque também, a realização de boas obras diante da necessidade em qualquer momento, e transforme a vida do próximo.
Meditação: O que o texto me diz?
Caso ache necessário, retorne ao texto e releia. Entre em reflexão sobre a palavra de hoje, o que Deus está falando para você. Se veja na situação da mulher que foi curada, se perceba em fatos diversos, como reagiu em cada um. Lembre de tudo o que te impediu de se libertar.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Momento de aprofundar a conversa com Deus, sobre suas dificuldades e pedir sua cura. Agradeça as obras em sua vida, peça sua libertação, e que sua humanidade não esteja acima da divindade de Deus. Se em algum momento em sua vida sua postura tem sido de fariseu que só segue rituais, se não recebeu a graça de amar e fazer o outro feliz, Jesus quer transformar sua vida, abra seu coração e receba-o.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Em tantos momentos de nossas vidas nos escravizamos com nossos próprios interesses, olhando somente para nós, encurvados com nosso egoísmo. Quantas vezes seus rituais de vida impediram de realizar a boa obra com o próximo. Reveja e retome sua caminhada, se abrindo a novos horizontes, sendo instrumento de libertação do Senhor. A graça de Deus nos faz enxergar suas perfeições, sem desejar ser o deus do Senhor, pois Ele por si só, não precisa, você sim. Que decida pela libertação de uma vida por amor.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Com uma vida nova, e no seguimento a Jesus, seremos discípulos a propagar o Reino de Deus. Que a sua Lei seja a do amor, da libertação, e que expanda com seu testemunho de vida nova, ajudando aqueles que até então estejam encurvados e escravizados. Deus tudo transforma, mas necessita de seus discípulos para levar seu Reino aos enfermos espirituais. Você já está pronto para levar Deus aos enfermos?!
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.