“Eu, porém, vos digo”
14 de junho de 2024O Reino de Deus é como alguém que lança a semente sobre a terra
16 de junho de 202415 de Junho de 2024 – 10ª Semana Comum
No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mt 5, 33-35 –
Leitura: O que o texto diz?
A falsidade é um tema interessante e perpassa toda a Escritura e a vida humana. Basta lembrar dos falsos deuses, dos falsos profetas, falsos pastores, hipócritas, falsos piedosos. A Palavra de Deus é a Verdade que vence as falsidades. Porém, o homem está sempre se envolvendo com aquilo que não é real, parece que existe uma tendência maligna que o leva a não aceitar, não viver na retidão da realidade, sempre criando e realizando atos falsos, jurando em falso, mentindo
Há, portanto, uma luta interior profunda que leva a decisões sérias sobre si mesmo em dizer a verdade e viver na verdade.
Meditação: O que o texto me diz?
Que tal pensar nas suas verdades ou nas falsidades criadas para se sentir melhor. É sempre tempo de acolher a si mesmo, as limitações, as lutas pessoais. É pela verdade que Deus pode remir o homem, pela sua fragilidade. A pessoa deve ser sincera consigo e com Deus para ser sempre mais autentica e livre. É tempo afirmar o sim e o não, e não viver nessa dupla vida.
O Diabo muitas vezes é representado por duas caras, como alguém degenerado (nem macho nem fêmea), pois ele engana e nunca se sabe bem qual suas intenções.
O homem e a mulher já foram feitos bem definidos para revelar a verdade de si a transparência de Deus é vista numa pessoa verdadeira.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, hoje quero ser verdadeiro comigo e contigo. Afasta de mim toda tentação em ser o que não sou, em agir pelo que os demais esperam, de viver a vida que não é minha. Inspirai em mim a Verdade.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Aproveite o tempo para limpar as atitudes e encontra-se a si sempre mais, sem medo de ser quem é.
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr.
Seminarista diocesano
Diocese de Ponta Grossa – PR.