
Segui-me…
12 de janeiro de 2026
13 de janeiro, 3ª feira, 1ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 1,14-20
Leitura: O que o texto diz?
As pessoas se maravilhavam com o ensinamento de Jesus porque ele o fazia com autoridade, e não como os líderes religiosos daquele tempo. Na narrativa do evangelho de hoje, nos deparamos com alguém necessitado, e Jesus o acolhe. O mestre enfrenta os espíritos malignos e nos mostra o caminho para encontrarmos a força de que precisamos para seguir em frente.
Meditação: O que o texto me diz?
As pessoas se assombravam com o ensinamento de Jesus. A fama de Cristo Senhor era enorme por causa do bem que fazia aos outros. É preciso uma força maior para libertar do mal e só Deus pode o realizar. Então Jesus, com sua autoridade, liberta do mal e com a Palavra e com seu poder que é a Graça, faz com que seja reconhecido e sua Boa Nova se espalhe pelo mundo.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que cure o que precisa ser curado em você e no mundo. Peça que Ele te livre de todo mal.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O ensinamentos de Jesus te inspiram a servir e fazer o bem? Você é capaz de reconhecer a autoridade das pessoas certas? Do que você precisa ser libertado?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Que tens a ver conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.” nos diz o evangelho de hoje. Jesus é a Palavra que age. Ele ensina o que é e vive como ensina. Por vezes ouvimos pessoas com muita lábia e até conhecimento. Aquela famosa expressão “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Jesus tem autoridade porque o ele diz é o que Ele é e vive. Temos tempo para reconhecer Jesus Cristo e fazer as mudanças necessárias para um verdadeiro seguimento. Dizia Martin Luther King:
“Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.
O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.
Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”


