Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos
11 de setembro de 2021A cura do servo do centurião
13 de setembro de 202124º DOMINGO DO TEMPO COMUM (12/09/21)
Mc 8, 27 -35 – TOME A SUA CRUZ E ME SIGA
- Leitura: o que o texto diz?
Deparamo-nos com o problema da identidade de Jesus vista, sobre uma perspectiva humana. No Evangelho, Jesus pergunta, no caminho para os povoados de Cesareia, como os homens dizem sobre quem Ele é e como os discípulos entendem a sua pessoa. Uns dizem que é João Batista, outros Elias ou um dos profetas. A partir daqui ocorrem duas reações de Jesus com Pedro. Porque Pedro ao responder à pergunta quem é Jesus, revela o segredo messiânico, e compreende a identidade divina do Senhor. Jesus os advertiu ao silêncio. No decorrer do diálogo, Jesus começa a falar aos discípulos da sua paixão, morte e ressurreição. Pedro o censura e Jesus o repreende, pois não está pensando de acordo com Deus, mas de acordo com os homens. Diante da autorevelação, Jesus o manda ir para trás e fala para todos quem quiser segui-Lo, negue a si mesmo, TOME A SUA CRUZ E O SIGA.
- Meditação: O que o texto me diz?
É a entrega da nossa vida para a missão de Jesus, TOMAR A CRUZ E SEGUI-LO que revela a profundidade do meu amor por Ele. É no íntimo de cada um de nós que o Senhor deseja morar e fazendo a experiência do caminho da vida. É assim que vamos os encontrar um dia. A presença da pessoa de Jesus vai expulsar para longe de nosso interior, atitudes e pensamentos que não são consoantes com a Boa Nova. O nosso sentir, pensar e agir deve estar de acordo com Deus.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Jesus nos convida a vivência da abertura do TEMPLO DO NOSSO CORAÇÃO, para as coisas do Reino. Caminho este que cercados de desafios e obstáculos, jamais poderão ser maiores que a nossa fé Pascal. Ele anda ao nosso lado, à nossa frente e nos ampara em vários momentos, mas sem ser reconhecido por nós. A vida é momento do plantio e da perseverança. A entrega de Jesus é pela nossa salvação e agora devo RESPONDER COM MINHA FÉ.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Santo Isidoro de Sevilha (*560 – †636) nos provoca a reflexão sobre nossa fé Pascal: “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. VIGIAR, é o que texto faz em mim. Existem coisas que não me colocam próximo de Jesus e da Boa Nova. Foi o que Jesus advertiu a Pedro. Se erramos, é preciso retomar o caminho que nos leva ao Evangelho. É preciso retirar ou expulsar, para que o encontro com Jesus seja intenso e verdadeiro até o momento último da nossa existência. Se existe pés cansados, vamos escutar a Voz do Senhor e deixar ressoar o chamado, para tomar nossa cruz como Ele assim o fez. Isso nos ajuda a perseverar e alcançar a promessa de Vida Eterna.
- Ação: o que eu posso fazer a partir do texto?
Aprender com Jesus, amar como Jesus, ressoa na canção do Pe. Zezinho. Na desesperança de uma transformação do mundo pelas nossas ideologias, que nos sacrificam, o texto de hoje, a Igreja, sobretudo o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, nos convida a evangelizar o mundo com o Amor de Cristo que nos salva. Ação justa e agradável a Deus é aquela que a Palavra tocou meu coração e me impeliu a vivenciar este mistério pascal. Somos todos templos do Espírito Santo. É preciso avivá-lo dentro de nós e na sabedoria cuidar da promessa de Deus!