Diziam que ele estava fora de si.
20 de janeiro de 2024Abrir ou não o coração ao Amor
22 de janeiro de 202421 de janeiro, 3º Domingo do Tempo Comum
Marcos 1,14-20
Leitura: O que o texto diz
O evangelho nos lembra que depois que João Batista foi preso, Jesus se dirige à Galileia pregando o Evangelho e anunciando que o Reino de Deus estaria perto. Jesus convida a todos para que se arrependessem e cressem no Evangelho. Mesmo com a prisão de João, Jesus segue adiante, sai convidando pescadores ao longo do mar da Galileia para que o seguissem. Assim foi com Pedro, André seu irmão, Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão João. Todos abandonaram o que estavam fazendo ,o trabalho, suas famílias e o seguiram.
Meditação: O que o texto me diz
O texto me diz que tudo que emanava de Jesus era tão forte e ainda é, que após séculos muitos ainda largam tudo para trás, para segui-lo. Sejam religiosos ou leigos, as ações do Reino de Deus, que é dinâmico e está sempre crescendo, é um grande chamativo para que possamos nos deixar encantar pela voz e pelo olhar do Deus que se faz homem para ser humano e Divino ao mesmo tempo. Seguir a Jesus implica deixar as seguranças, que possam impedir o compromisso com uma ação transformadora.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor, mantenha meus ouvidos sempre atentos, para escutar o teu chamado, pois sei que o Senhor chama a partir de onde estou. Por isso é preciso estar atentos… Atentos ao seu convite para a conversão e para que deixemos nossas comodidades e saiamos em busca desse Deus, tão humano que podemos encontrá-lo nos rostos dos que sofrem. Nos empobrecidos, nos excluídos, na população em situação de rua, nos encarcerados, nos hospitais, nas mulheres que sofrem violência e tantos outros deste mundo, que ainda não encontraram a verdadeira paz diante de tanta violência.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O único caminho que pode nos trazer consolo e a verdadeira paz, é o caminho percorrido por Jesus Cristo, o qual nos deixou o Espírito Santo para que não nos sintamos sós e inseguros. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Assim como os primeiros discípulos não olharam para trás, o chamado ainda continua nos dias de hoje, para que nada nos impeça de abraçar o compromisso desta ação a qual nos transforma e nos leva à verdadeira vida de fé.
Ação: O que posso fazer a partir do Evangelho
Posso e devo refletir como está sendo a minha resposta ao chamado de Jesus. Que eu possa ter a mesma prontidão e disponibilidade que os discípulos tiveram para responder ao convite de Jesus.
Margareth Rosalina de Jesus – membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 e da equipe da Pós-graduação em Catequese da PUC-MG.