Batismo do Senhor!
9 de janeiro de 2022“Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus”
11 de janeiro de 202210 de janeiro, segunda-feira, 1° semana do tempo comum
Evangelho de Marcos 1,14-20
Leitura: O que o Texto diz?
“Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus”. A Galileia é o ponto de partida para o convite Evangélico que, consiste em anunciar a chegado do Reino de Deus. A constatação desse fato, o Reino de Deus, leva a uma sincera e urgente conversão, como também a fé em Jesus Cristo. Deus conta com a nossa cooperação, por isso, ele chama homens que se dediquem a fazer o anuncio Evangélico.
Meditação: O que o texto diz para mim?
“Convertei-vos e crede no Evangelho!” É sempre tempo de conversão. No processo de santificação precisamos cotidianamente mudar alguma direção em nossa vida. Mas só é possível se converter quando se crê, e só existe sincera fé quando há conversão. As duas caminham juntas, precisamos nos livrar da falsa conversão e da fé rasa, das máscaras religiosas, pois Deus me chama por inteiro.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
“E passando a beira do mar…” “Caminhando mais um pouco…” O Senhor não é indiferente a nossa história, ele enxerga e conhece quem somos. Que nossa oração seja uma oração de confiança, surgindo de um coração sincero. Deus só olha para o que há de melhor em nós, ele nunca perde a esperança.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
“Segui-me e eu farei de voz pescadores de homens”. Deus nos torna protagonistas da salvação, temos uma participação ativa no Reino de Deus. Mas antes somos chamados a seguir para experimentar a alegria de estar nesse reino. Aquele que não comtemplou o mistério não pode anunciar. Nossa participação só será efetiva se haver impulso do coração.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
“E eles deixaram… e partiram, seguindo Jesus.” Sempre há algo que tende a travar os nossos passos. É uma desculpa? Não consigo, tenho medo, moro longe, trabalho muito, … É uma dureza de coração? Não gosto daquela pessoa, não sou reconhecido, só eu que estou certo, … O deixar tudo começa no coração, no total abandono de quem somos aos cuidados de Deus, no abandono de nossos egos e fechamentos.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG