“E pensavam: ele está louco”
23 de janeiro de 2021“Ide pelo mundo inteiro”
25 de janeiro de 202124.01.2021 – Mc 1, 14-20
“Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”
Leitura: o que o texto diz?
Após a prisão de João Batista, Jesus inicia sua missão pública. Sua jornada se abre convocando aqueles que com ele anunciariam o Evangelho. Para tanto, o discurso de Jesus explicita claramente o que é necessário para a missão: converter-se e crer no Evangelho e assim, segui-lo de todo coração. Como Jesus chamou aqueles homens à missão, hoje ele também nos chama. Como você percebe o chamado de Jesus na sua vida? Releia esses versículos e perceba o que mais lhe chama atenção e de que modo você consegue responder a essa pergunta.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus sempre nos chama! Um chamamento que visita nossa realidade. Jesus vem até nós, como fez com aqueles pescadores. Seu convite a segui-lo é Palavra penetrante e exigente, que ganha espaço em nossa vida reconfigurando-a conforme o Evangelho, um chamado de vida que não se esgota, que se renova continuamente. Medite essa palavra e como em um espelho reflita com ela em sua realidade de vida, naquilo que você faz no que você projeta para o futuro, no que você tem medo e permita que essa mesma Palavra lhe revele como o chamado de Jesus pode ser atualizado de modo concreto no seu cotidiano.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Depois de ter meditado sobre o chamado que Jesus faz a você, o que seu coração deseja dizer a Deus? Quais inquietações movem seu interior neste momento? Como se sente ao perceber que a Palavra de Deus vai ganhando espaço na sua vida e na sua realidade? Abra seu coração com generosidade, confiança e se derrame em Deus.
Contemplação: o que Deus, através do texto, faz em mim?
Para ouvir se faz necessário calar! Faça um profundo silêncio interior. Permita que seus medos, dúvidas e distrações se calem perante o poder da Palavra que vai tomando os espaços do seu coração e do seu pensamento. Ouse parar. Ouse apenas deleitar-se nesse momento de entrega.
Ação: Que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Toda a Palavra de Deus torna-se concreta quando a compreendemos em nossa vida. Tendo percorrido este caminho de meditação, quais atitudes são suscitadas em seu coração para que a Palavra torne-se concreta? Lembre-se que assim, como Jesus visita a sua realidade de vida para o chamado à missão, a vida também precisa ser sinal concreto e vivo desta Palavra.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém – Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Bacharelanda em Teologia- Faculdade Católica de Fortaleza – Residente em Maracanaú-CE