Ficai atentos e vigiai!
29 de novembro de 2020“Felizes os olhos que vêem o que vós vedes”
1 de dezembro de 2020Segunda-feira, 30 de novembro de 2020.
Santo André, Apóstolo. Festa.
Mt 4,18-22 – “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus andava à beira do mar da Galileia quando viu os irmãos Pedro e André lançando as redes ao mar e Tiago e João na barca com o pai Zebedeu consertando as redes. Então Jesus chamou os quatro para segui-lo. Eles imediatamente deixaram tudo que estavam fazendo e o seguiram.
- Meditação: O que o texto me diz?
Jesus está sempre a caminho, vem ao encontro de cada um de nós naqueles momentos comuns em que realizamos nossas tarefas cotidianas. Ele nos vê e nos faz o chamado ao seu seguimento. Seu olhar é um olhar que se deixa atrair, que é lançado em direção a alguém, numa escolha amorosa e cheia de gratuidade. O seguimento ao Senhor trará novo sentido ao que somos e fazemos, seremos então “pescadores de homens”. Será que estamos atentos à presença, ao olhar e à voz do Senhor, que vem ao nosso encontro e nos chama? Somos capazes de deixar tudo imediatamente para seguir Jesus? Ou ficamos apegados às nossas redes vazias?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos deixar que teu olhar nos atraia. Queremos ouvir tua voz, que nos chama ao seguimento. Ajuda-nos a deixar os apegos às nossas redes a fim de termos o coração livre para seguir-te. Fecunda nossa missão, transforma-nos em “pescadores de homens”, discípulos missionários alegres e empenhados em atrair outros a ti. Que o exemplo de Santo André e de todos os santos nos inspire e nos impulsione no caminho da santidade.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor me faz reviver a dinâmica vocacional, trazendo ao coração a alegria do primeiro olhar e do “primeiro amor”. Na mente surge aquela linda canção que traz profundas recordações: “Um dia escutei teu chamado, divino recado batendo no coração, deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mão…”.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
Essa Palavra me impulsiona a renovar a adesão ao Senhor, despertando um profundo desejo de renunciar novamente a todas as redes que me impedem de estar completamente disponível ao seguimento de Jesus. Além disso, pelo exemplo de André, surge o sincero desejo de conduzir outros irmãos ao encontro do Senhor.
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.