
Este é meu Filho amado
11 de janeiro de 2026
12 de janeiro, 2ª feira, 1ª Semana do Tempo Comum
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 1,14-20
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus no início de sua pregação, ele fala do tempo que se cumpriu e do Reino que está próximo. Continua o seu caminho convidando os quatro primeiros discípulos para seguirem os seus passos. Um dos primeiros passos para seguir Jesus é a conversão a fim de se colocar a caminho com ele para o anúncio do Reino. O estar sempre a caminho faz parte da sua missão de comunicar a Boa Nova de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
Para continuar o anúncio do Reino, Jesus chama seguidores para com Ele participar da sua missão. A narração do chamado dos primeiros discípulos nos faz perceber que a iniciativa do chamado é de Jesus, a resposta é nossa e deve ser com a missão de comunicar a Boa Nova do Reino, tendo presente o caminho da conversão, do seguimento como discípulos e da realização da sua missão. Aqueles que foram chamados, demonstraram disponibilidade e prontidão para participarem do anúncio da Boa Nova.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor pela presença do Reino de Deus que se faz perceber através da conversão, do seguimento a pessoa de Jesus e da acolhida da sua Palavra que é fonte de luz e de vida. Peça as luzes do Espírito Santo para que te ajude a dizer sim ao projeto de Deus com confiança e coragem.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A chegada do Reino pede uma mudança pessoal e comunitária para quem deseja fazer parte do discipulado de Jesus. Que mudança você precisa realizar em sua vida para acolher o Reino de Deus? Do que você precisa se converter, para crer no Evangelho? Qual a sua resposta diante do chamado que o Senhor te faz?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” diz o Evangelho de hoje. Seguir Jesus é se comprometer com seu projeto, é deixar tudo para abraçar o todo que Ele nos oferece como a razão da nossa jornada: Veja o que diz um trecho da música “Um dia escutei teu chamado”.
Um dia escutei teu chamado
Divino recado batendo no coração
Deixei deste mundo as promessas
E fui bem depressa no rumo da tua mão
Tu és a razão da jornada
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim
No grito que vem do teu povo
Te escuto de novo, chamando por mim



