“A universalidade da salvação e a eficácia da Palavra”
29 de novembro de 2021“Jesus cura os doentes e alimenta a multidão…”
1 de dezembro de 2021TERÇA FEIRA – 30/11/2021
1ª SEMANA DO ADVENTO– Evangelho de Mt 4, 18-22
“Segue-me, e eu farei de vós pescadores de homens”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os seus olhos e acalme o coração. Sinta a chegada de Jesus que se aproxima.
Refrão meditativo:
Senhor, se tu me chamas/ eu quero te ouvir. /Se queres que eu te siga. Respondo: eis-me aqui (Bis)
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Jesus caminhava à beira do mar da Galileia e avistou os pescadores que ali trabalhavam jogando suas redes. Jesus se aproximou e viu dois irmãos: Simão chamado Pedro e seu irmão André. Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente atenderam seu chamado e o seguiram. À frente mais dois irmãos estavam que, juntamente com seu pai, consertavam as redes. Jesus também os chamou. Deixando o barco e seu pai, puseram a seguir Jesus.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que mais chama atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus caminha às margens do mar da Galileia e avista os pescadores. Os habitantes das margens do mar tinham o privilégio de ter a presença de Jesus junto deles. Jesus os vê e chama. A iniciativa do chamado é de Jesus. O seguimento depende daquele que ouve o chamado. Ser chamado não é mérito, mas dom. O olhar do Senhor vai para além da aparência. Ele vê e conhece o coração de cada um. O chamado nos leva à preparação. O chamado é para a missão. Esta há de acontecer quando aprendermos a ser pescadores de homens. Chamados a seguir Jesus, vamos aprender com ele a ser discípulos, sair e percorrer o caminho do discipulado.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
A oração é uma conversa com Deus. Podemos expressar nossos sentimentos de alegria, mas também nossas angústias. É ele quem nos prepara. Jesus nos chama. Como nos colocar no caminho do discipulado? Peça, na confiança e na certeza de que ele é amor, ama, e ajuda a todos no discernimento do que é bom.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Contemple a cena, sinta-a. Jesus se encontra às margens, ou seja, num ambiente de excluídos, pagãos. Ele toma a iniciativa e chama. Qual seria a minha reação a esse chamado de Jesus? Me colocaria a caminho com ele? Conseguiria me desapegar das coisas que me prendem? Contemplemos as nossas realidades.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que interpela e nos provoca para tomadas de atitudes, estou pronta a me comprometer. Que compromisso posso e devo assumir diante das dificuldades apontadas pela pandemia? Como posso ajudar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.