Coragem!
4 de julho de 2024Renovar a vida!
6 de julho de 202405 de julho, 6ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 9,9-13
Leitura: o que o texto diz?
Somos todos vocacionados do Reino de Deus, chamados por Jesus Cristo para a missão. Ele faz o convite sem distinções. Jesus hoje chama um cobrador de impostos, na época considerado um pecador público, pessoa totalmente impura e rejeitada pela religião do templo.
Meditação: o que o texto me diz?
Que força é essa que atraiu Mateus, fazendo-o deixar tudo para trás? A banca com o dinheiro, suas anotações sobre o imposto, a prestação de contas que devia entregar para os Romanos… nada disso o interessava mais. A novidade de Jesus o transformou por dentro; o mundo velho de Mateus ficou para trás. Por isso São Paulo nos lembra na 2ª Carta aos Coríntios: “Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo” .
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que te ajude a buscar sempre ser misericordioso.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
“…eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”, diz Jesus. Não importa se não somos dignos do chamado, porque Deus não faz acepção de pessoas. Na festa do Reino a mesa tem espaço para todos, não há distinção entre “puros” e “impuros”, pois todos somos pecadores necessitados da misericórdia do Pai. Deus nos chama no ponto da vida onde nos encontramos, independente da situação de vida. Por isso o Papa Francisco nos lembra que a Igreja não deve ser um “posto de alfândega” com “fiscais da fé” controlando a entrada. Ela deve ser um “hospital de campanha” que acolhe os feridos, doentes e fracos, cujo critério é a necessidade das pessoas. A mesma atitude do samaritano da parábola do evangelista Lucas…
Ação: o que posso fazer do texto?
Faça memória de quando ou quem falou de Jesus Cristo para você pela primeira vez. Mateus somos todos nós, vocacionadas e vocacionados do Pai. Coloque-se em atitude de agradecimento e louve a Deus porque alguém em algum momento da sua vida, anunciou para você a pessoa de Jesus Cristo, fazendo chegar ao ouvido do seu coração o mesmo chamado: “Segue-me!”.
Equipe Lectionautas