Tu me amas?
17 de maio de 2024“O sopro do Espírito que renova a humanidade”
19 de maio de 202418 de maio, sábado da 7ª Semana da Páscoa.
Silencie, respire profundamente várias vezes, aquiete seu coração… Peça ao Espírito Santo que conduza sua reflexão.
Evangelho segundo João 21,20-25
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje Jesus está dando as recomendações finais para seus seguidores. O mais importante é nossa adesão e nos tornarmos discípulas e discípulos missionários dele, a caminho na construção de um mundo mais humano, fraterno e solidário.
Meditação – O que o texto me diz?
Duas palavras que nos chamam atenção: seguir e permanecer. O seguidor e a seguidora de Jesus pautam sua vida a partir da vida dele. Pedro, na sua aparente preocupação, comenta sobre a vida do outro discípulo. Jesus evita entrar nessas comparações, que podem iniciar um processo de inveja, ciúmes e discórdia. Por isso ele chama a atenção de Pedro, para que se preocupe com o essencial: a fidelidade no seguimento.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Espírito Santo que nos ilumine e nos dê o discernimento necessário para “permanecermos no amor e darmos muitos frutos”. Que o Senhor nos dê coragem para testemunharmos o amor e a solidariedade.
Contemplação: O que Deus, através do texto faz em mim?
Amas a Jesus e o levas a outras pessoas por este mesmo caminho? O seu seguimento a Jesus é fruto da transformação que ele provoca em sua vida ou é da boca pra fora?
Ação: O que o texto – e este encontro com a Palavra– me solicita a agir?
O mesmo Espírito que animava Jesus em sua caminhada, é o mesmo Espírito que nos incentiva e dá coragem diante do medo e das incertezas, como nos lembra a carta de São Paulo aos Romanos:
“A esperança em Deus não decepciona, porque o amor dele foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós, aleluia!”.
Equipe Lectionautas