
Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja
22 de fevereiro de 2025
Ó geração sem fé!
24 de fevereiro de 2025
23 de fevereiro, 7º Domingo do Tempo Comum.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 6,27-38
Leitura: o que o texto diz?
O evangelho traz o tema do amor. Jesus fala do amor aos inimigos, amor gratuito, sem esperar nada em troca. Aqui está a diferença da proposta cristã. Amar um inimigo é profundamente desafiador. Somente alguém revestido da proposta cristã. Jesus, descendente de Davi, ensina a amar os inimigos, a fazer o bem aos que nos odeiam; a desejar o bem a quem nos deseja o mal; a rezar por aqueles que nos caluniam; a não revidar agressões e não fomentar discórdias. Se eu retribuo com o bem o mal que me fazem, eu quebro o ciclo da maldade e da violência, desarmando o inimigo.
Meditação: o que o texto me diz?
Faz-se necessário usar as armas do bem, do amor e do perdão. Não existe arma mais poderosa que essa em defesa da vida. Aqui está todo o diferencial da proposta cristã, que muitos de nós, cristãos, ainda não aprendemos, pois dizemos comungar com Cristo, mas não comungamos dos seus ideais, dos seus ensinamentos. Isto é desolador, mas não podemos nos desolar e desistir. A proposta de Jesus continua viva, e quem a viver terá uma grande recompensa, pois Jesus diz que “a recompensa de vocês será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo”. Que a bondade e a misericórdia de Deus resplandeçam em nós, pois Deus é bondoso e misericordioso também para com os ingratos e maus. Portanto, sejamos misericordiosos, como também nosso Pai Celeste é misericordioso.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre a dificuldade que tem para perdoar, não tendo atitude de vingança a quem te fez mal.
Peça ao Senhor, que lhe faça uma pessoa misericordiosa, compassiva, não vingativa para com seu próximo que não agiu no bem para com você. Peça também pelo Papa Francisco para que recupere sua saúde.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Você tem dificuldade para perdoar? Você é vingativa(o), não perdoando a quem te faz mal? Você tem propagado os ensinamentos de Jesus de misericórdia, compaixão para com o próximo que te feriu? Você que ama Jesus, está disposta(o) a seguir seus ensinamentos, orientações?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Este é um grande ensinamento, orientação do Senhor Jesus. Você acolhe tal ensinamento? Busca viver a compaixão para com seu próximo, perdoando e vivendo o amor de Jesus para com ele; sem espírito vingativo.
Equipe Lectionautas