Jesus continua se “transfigurando” na montanha interior de cada um.
25 de fevereiro de 2024O maior entre nós é o que nos serve
27 de fevereiro de 202426 de fevereiro, 2ª feira, 2ª Semana da Quaresma
Procure um lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente.
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 6,36-38
Jesus no Evangelho nos ensina a viver a misericórdia como medida para todas as nossas ações. Por exemplo: as ações de não julgar; não condenar; perdoar e ser generoso. Estas ações nos põem em sintonia com o projeto do Pai, pois tudo o que praticarmos com os outros será a medida para que também o Pai e os outros façam conosco. Afinal a misericórdia é o amor que plenifica o coração, transbordando sobre os outros, para aproximar o Reino de Deus das pessoas, e as pessoas do Reino. É a prática da misericórdia que dignifica o ser humano: tanto para quem a dá, quanto para quem recebe.
Meditação: O que o texto diz a mim?
A Palavra de Deus sempre nos convida à vivência da misericórdia. Hoje é o próprio Jesus que nos pede: “Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso.” A referência para o exercício da misericórdia é o próprio Deus, o Pai misericordioso, que em Jesus transborda de compaixão e misericórdia para com todos e todas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de um coração misericordioso, capaz de não julgar, nem condenar, mas sim de perdoar e amar. Agradeça ao Senhor pela sua infinita misericórdia, pelo amor e pela compaixão que Ele tem derramado sobre a humanidade, sobre sua família e sobre você. Peça ao Senhor a graça de se assemelhar a Ele e agir sempre com misericórdia e com amor para com as pessoas que de ti se aproximam.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Misericórdia é o nome de Deus, e Jesus é o Rosto da misericórdia revelado entre nós pelo seu modo de agir. Você tem agido como uma pessoa misericordiosa? Tem feito aos outros o mesmo que deseja que lhe façam? Com o que você tem transbordado a sua medida: com misericórdia ou intolerância?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Sermos misericordiosos, perdoando-nos mutuamente, é uma forma de nos assemelharmos ao Senhor nosso Deus e Pai e atender ao pedido de Jesus para sermos misericordiosos como o Pai. Afirma o Papa Francisco:
“A misericórdia vai além, faz a vida de uma pessoa de tal modo que o pecado é colocado à parte. É como o céu. Nós olhamos para ele e vemos tantas estrelas, mas quando vem o sol, pela manhã, com tanta luz, não as vemos mais. Assim é a misericórdia divina: uma grande luz de amor, de ternura. Deus perdoa não com um decreto, mas com um carinho, acariciando as nossas feridas do pecado. É grande a misericórdia de Deus, é grande a misericórdia de Jesus. Ele nos perdoa e nos acaricia”
Equipe do Lectionautas