“Maria guardava todas as coisas em seu coração”
8 de junho de 2024“Alegrai-vos e exultai pois será grande a vossa recompensa nos céus”
10 de junho de 2024No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mc 3, 20-35 –
Leitura: O que o texto diz?
O texto do evangelho de hoje é enigmático. Pode ser que você se depare com um estranhamento pelo fato de terem comparado Jesus a Satanás, por Jesus ter dado um alerta severo a respeito do que pecam contra o Espírito ou até mesmo o modo como Jesus fala de sua família. Calma! A beleza da Escritura é que ela causa algo sempre novo em nós quando lida com interesse e amor.
A pregação de Jesus causou este mesmo estranhamento entre os seus próximos dele, mas principalmente naqueles que não o aceitaram. O modo de atacar Jesus inicialmente era dizer dele como alguém maligno, mas Jesus faz aparecer a sua bondade e sua Verdade através de seus gestos e palavras.
Meditação: O que o texto me diz?
Com essas impressões geradas em você, medite. Perceba que Jesus quer unir sempre mais a humanidade a Deus e que a divisão está entre as pessoas. Recorde as inimizades, as brigas familiares, as discussões fundadas em sentimentos de raiva, ciúmes, competições por autoafirmação.
Não é possível viver na divisão pois ela sempre mais gera divisões. Jesus quer unir as pessoas, mesmo que essas pessoas sejam diversas. Perceba na diversidade a unidade, os irmãos e irmãs com faces diferentes, mas com um coração que está num mesmo caminho. Perceba a diversidade do seu próprio coração, mas que se embala no Espírito Santo unificador.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, Nosso Irmão, dai-me a capacidade de perceber as divisões ao meu redor, a desarmonia que impede as relações sadias, que impede de viver o teu Reino. Ampara minhas decisões para sempre viver a Vontade do Nosso Pai.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Depois deste momento de estar com o Senhor, perceba a atitudes em favor da unidade, do amor, da comunhão que você pode hoje realizar.
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano, Diocese de Ponta Grossa – PR.