Amar é doar-se, sem esperar nada em troca…
17 de novembro de 2021Uma fé coerente!
19 de novembro de 202118 de novembro, 5ª feira da 33ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho – Lc 19,41-44
Leitura: O que o texto diz
“Jesus se aproximou de Jerusalém e vendo a cidade, começou a chorar” diz o evangelho de hoje. Os habitantes desta cidade, embora tinham acolhido Jesus com aclamações e louvores, fecham-se, agora, ao projeto de Deus que Ele, Jesus, tinha apresentado. Recusaram-se a entrar no projeto salvífico de Deus. Jesus se compadece da humanidade quando a mesma não acolhe os sinais da presença de Deus e não trilha os seus caminhos.
Meditação: O que o texto me diz
Jesus se compadece dos habitantes de Jerusalém por causa dos seus procedimentos. Em razão destes, a cidade seria destruída. O desvio do caminho de Deus gera na vida de quem assim procede, as consequências que culminam em vários sofrimentos. Diante do Senhor, temos a oportunidade de acolher sua presença e seu projeto, ou nos colocarmos na contramão de sua proposta.
Oração: O que o texto me faz dizer
Peça ao Senhor a graça de acolher o seu projeto de vida e amor e se comprometer com a sua palavra. Peça a Ele também a luz do Espírito Santo, capaz de te ajudar a reconhecer sua presença em sua vida e em seu caminho ajudando-te a seguir seus passos e realizar sua vontade.
Contemplação: O que o texto faz em mim
À luz do evangelho de hoje, brotam questionamentos: você é capaz de reconhecer a presença de Jesus em tua vida e no teu caminho? Você está buscando acolher e viver o projeto de Deus em tua vida? “Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”, diz o evangelho de hoje. O Senhor continua a nos visitar e convidar-nos a lutar pela vida enquanto princípio fundamental de seu Reino.
Ação: O que eu posso fazer a partir do evangelho
Vivemos num mundo com muitos desafios e possibilidades, não dá pra ser cristão somente “de nome”, ter uma fé superficial e sem compromisso com o Reino. Procuremos avaliar nossa prática de vida e afastar a tentação da indiferença que impede de unir fé e ação. Podemos sim estar sempre vigilante para procurar ser melhor discípulo de Jesus.
Equipe Lectionautas