Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os
28 de julho de 2024Jesus é o semeador da boa semente
30 de julho de 202429 de julho, 2ª feira, Memória dos Santos: Marta, Maria e Lázaro
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que torne seu coração e sua vida abertos a acolher a Palavra de Deus. Que Ele te guia nesta leitura orante.
Leia o evangelho de João 11,19-27
Leitura: o que o texto diz?
Jesus participa de um drama familiar, a perda de um parente querido. É um momento delicado, onde surgem várias perguntas e questionamentos, muitas vezes sem resposta da nossa parte. A própria Marta questiona Jesus e diz: “…se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido.” É um questionamento mas também deixa transparecer que Marta confia em Jesus como sinal de esperança. Ela vê em Jesus promessa de vida e ressurreição. Ela chora, todos choram. Jesus também se comove. Ele nunca fica indiferente ao sofrimento humano. Principalmente do sofrimento dos mais pobres.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus é a ressurreição e a vida e a morte não tem a última palavra sobre nós. Esse é o sentido da frase de Jesus, que afirma “não morrerá jamais”. Marta faz uma bonita profissão de fé exclamando que ele é o ungido do Pai, o Messias esperado. E o Pai de Jesus, que é o mesmo Deus que sempre escutou os clamores do seu povo, libertou Jesus da morte e também nos libertará. E você, também acredita que Jesus é a ressurreição e a vida?
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que aumente sua Fé, Esperança e Amor no crucificado e ressuscitado Jesus, que nos dá vida eterna, superando sinais de morte, que oprimem e paralisam nossa vida no Senhor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Onde há amor, a morte não impera. Marta nos ensina a fidelidade a Deus, vivendo os ensinamentos de Jesus e amando nossos irmãos. Você, como Marta, crê na ressurreição, na vida eterna? Busca sempre os ensinamentos de Jesus que são ressurreição e vida? Acredita que Jesus é Filho de Deus Salvador?
Ação: o que posso fazer do texto?
Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Que a nossa família possa acolher Jesus na pessoa dos pobres. Ele gostava muito de estar na casa dos pobres e conviver com eles. Que a nossa fé naquele que é a ressurreição e a vida possa se desdobrar em gestos de caridade, na luta solidária contra os sinais de morte, por um novo mundo cheio de vida e marcado pelo sabor do Evangelho.
Equipe Lectionautas